Rua Batolomeu de Ribeira, 33 Jaguaré
05330-010 São Paulo SP

011-3768-2781

E-mail.: paroquiasaojosejaguare@gmail.com

4 maneiras de imitar São José no dia a dia

São José e a Sagrada Família

Philip Kosloski – publicado em 14/12/20

A parte mais importante da devoção a São José, sem dúvida, é imitar o seu exemplo

Embora as orações e devoções sejam essenciais para homenagear São José, o mais importante, sem dúvida, é imitar a vida e o exemplo do pai adotivo de Jesus.

No livro Devoção a São José, o autor explica esse conceito claramente:

“A melhor devoção para com nossos santos patronos consiste em imitar suas virtudes. Esforce-se cada dia para praticar algumas das virtudes que brilharam em São José, por exemplo, em conformidade com a santa vontade de Deus.”

Além disso, o livro também detalha uma prática útil que pode ajudar a lembrá-lo de imitar São José:

“O Padre Louis Lalemant, tendo escolhido São José como modelo de vida interior, praticava todos os dias em sua homenagem os seguintes exercícios: dois pela manhã e dois pela tarde.”

1. Ouvir o Espírito Santo

O primeiro era elevar sua mente ao coração de São José e considerar quão dócil ele havia sido às inspirações do Espírito Santo. Depois, o Padre examinava o próprio coração, humilhava-se pelos tempos de resistência e animava-se para seguir mais fielmente às inspirações da graça.

2. Unidade de oração e trabalho

O segundo era considerar a perfeição com que São José unia a vida interior às ocupações. Em seguida, refletindo sobre sua própria vida, o padre examinava se havia alguns defeitos para corrigir. De fato, Padre Lalemant alcançou, por meio dessa prática sagrada, uma grande união com Deus e ele soube preservá-la em meio a ocupações que pareciam as mais perturbadoras.

3. Devoção à Maria Santíssima

O terceiro exercício era unir-se espiritualmente a São José como esposo da Mãe de Deus e, considerando os admiráveis ​​pensamentos que o santo tinha sobre a virgindade e a maternidade de Maria, o padre encorajava-se a amar este santo patriarca.

4. Adoração ao Menino Jesus

Por fim, o quarto exercício era representar para si mesmo a profunda adoração e a ajuda paterna que São José prestava ao Menino Jesus. O padre pedia permissão para se juntar a ele na adoração, no amor e no serviço deste Divino Menino com o mais terno afeto e com a veneração mais profunda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *