Mensagem para o Domingo do Batismo do Senhor

Caros irmãos e irmãs!

Com o batismo de Jesus, começa o período de três anos de sua vida pública. Começa sua atividade de mensageiro do amor do Pai. Ele sai a pregar a Boa Notícia a todos pelos caminhos da Galileia até chegar à região da Judeia. Jesus é por excelencia um grande missionário e evangelizador.

Foi batizado por João Batista à margem do rio Jordão. Diz o Evangelho que, quando foi batizado, “céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma visível, como pomba” e do céu ressoou uma voz dizendo: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer” (Mc 1,10-11).

Foi o que aconteceu no nosso batismo e aconteceu em cada batismo. O Espírito Santo desceu sobre o batizado, ou seja, a força divina é viva, desce do céu. Cabe a cada batizado desenvolver o seu dom batismal. O Pai do céu também lhe diz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer”.

Deus nos ama tanto que nem fazemos ideia. O que falta, às vezes, é tomar consciência deste amor de Deus por nós. O amor de Deus por nós não é abstrato, portanto, o nosso amor por ele também não deve ser abstrato ou mental, mas em gestos concretos de amor pelo próximo.

Temos que assumir o nosso batizado que foi a porta de entrada na Igreja para servir e não ser servido, buscando coerência entre palavras a atos. Como batizados temos de viver como discípulos-missionários de Jesus. Para isso é preciso: amar acima de tudo Deus, sendo uma pessoa do bem e rezar uns pelos outros.

Que o Senhor nos abençoe e nos livre de ser um mau cristão. “Que o Senhor, abençoe, com a paz, o seu povo!” (Sl 28). Assim seja, Amém!

Pe Laudeny de Piquerobi, CSC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *