Mensagem para o 5º Domingo da Quaresma

Estamos na “fase emergencial” de combate à pandemia de covid-19 com celebrações na Igreja sem a presença de povo. A Igreja de São José está aberta para orações pessoais.  Nossas celebrações estão sendo transmitidas ao vivo pelas redes sociais.

Vá rezar em casa a sós ou com a sua família. Coragem, não desanime. Tempo novo há de vir. Coloque uma vela diante de Nossa Senhora e de São José. Reze o terço ou medite um trecho do Evangelho do dia.

Venha  para a Igreja. Quando você entra na Igreja faz se sentir uma maior proximidade com o Filho de Deus. Neste tempo quaresmal é necessário: abrir o coração para o acolhimento do perdão e mudança de vida. O sabor de Deus está na oração silenciosa para a Páscoa que se aproxima. Contemple Jesus nos quadros da Via Sacra expostas na Igreja.

O Evangelho de João anuncia que a hora de Jesus está chegando (cf. Jo 12, 20-33). Hora ao mesmo tempo temida e desejada. Desde Caná a Galileia, Jesus se revela caminhando para a sua hora.

É o momento da cruz e ressurreição. A glória de Deus, que se manifesta ao mundo, seu grande amor que nos salva do pecado.

Somos como grão de trigo que cai na terra e produz fruto quando morre. A morte existirá, mas o fruto mais belo será a vida nova em Cristo.

Tudo passa, menos a sua palavra de amor. Deus é Amor e seu Amor nos leva à eternidade. Com alegria, glorificai o nome do Senhor! Paz e bem a todos!

Pe Laudeni Ramos Barbosa, CSC