TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O PROCESSO DE ESCUTA DA ASSEMBLEIA DA IGREJA

Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe iniciou o processo de escuta, onde todos os católicos da região poderão participar livre e voluntariamente.

Convidamos você a participar do Processo de Escuta inserindo https: //asntacióneclesial.lat/escucha/

Este processo de escuta foi proposto numa perspectiva sinodal, ou seja, leigos, leigos, consagradas, sacerdotes, bispos, poderão dar a sua contribuição.

Para tal, deverá inscrever-se na plataforma que lhe foi disponibilizada para o efeito, onde a pessoa irá preencher um formulário. Neste vídeo, explicamos como fazer esse registro: https://youtu.be/8zx4gHifDxg

Modalidades de participação

Para a escuta, estão previstas três modalidades de participação: individual ou pessoal, comunitária ou grupal e fóruns temáticos, tudo após cadastro na plataforma.

Participação individual ou pessoal: Tem como objetivo principal proporcionar espaços para a apresentação de contribuições individuais e / ou gerais específicas de todos os interessados ​​em contribuir para o caminho de escuta da Assembleia Eclesial.

Participação grupal ou comunitária: realiza-se através da organização local em atividades coletivas ou comunitárias com o objetivo de refletir, aprofundar e discutir todo o processo de escuta da Assembleia Eclesial. Pode ser feito com a participação de qualquer organização ou instância eclesial, de forma síncrona (tempo real) ou assíncrona (sem ser em tempo real), com a possibilidade de contribuir com temas específicos de escuta.

Fóruns temáticos: são espaços de participação com temas previamente definidos. Existem fóruns criados pela Comissão de Escuta e outros criados a pedido de várias organizações eclesiais e sociais do continente. Além disso, os participantes têm a opção de criar um fórum. Isso pode ser feito por meio de um formulário que você encontrará no site da Assembleia da Igreja. Eles podem ser síncronos ou assíncronos. Uma pessoa deve ser indicada como moderador.

Por que devo participar do processo de escuta?

Sem dúvida vivemos um kairós na Igreja da América Latina e do Caribe. É tempo de contribuir, de forma sinodal, como participantes e protagonistas, por meio de espaços de consulta e diálogo coletivo.

A Assembleia Eclesial é uma iniciativa inédita e um marco eclesial , um período de apresentação de propostas eclesiais restaurativas e regenerativas. É um momento frutífero para todas as pessoas se comprometerem a ser pontes para as realidades improváveis ​​ou periféricas.

É também a oportunidade de ser pontes para que todos os membros da Igreja participem neste amplo caminho de construção, diálogo e escuta. Somos chamados como discípulos missionários cessantes a colaborar com a missão da Igreja diante dos desafios existentes e a percorrer caminhos de esperança e de vida.

Fonte.: https://asambleaeclesial.lat/noticias/todo-lo-que-debes-saber-del-proceso-de-escucha-de-la-asamblea-eclesial/