Mensagem para o 17 domingo do Tempo Comum

Em muitos lugares no domingo,  a família se reúne em volta da mesa  para a macarronada preparada com carinho. Lá estão os avós,  pais e irmãos de sangue,  talvez,  alguns convidados mais próximos. A alegria é enorme. A casa familiar é um lugar abençoado por Deus. Lá tem comida boa, água para matar a sede, para regar a terra.

Casa é lugar de Deus onde nossos avós deveriam ser ouvidos pelos encantos de sabedoria e anos de vida. Onde  os cachorrinhos debaixo da mesa lambem os nossos pés e as crianças brincam com eles.

O Papa Francisco com seu artigo “Eu estou contigo todos os dias” reforça toda a Igreja para celebrar o “Dia Mundial dos Avós e dos Idosos”.  Como os avós de Jesus. São Joaquim e Santa Ana simbolizam hoje, os nossos avós.

Onde têm avós, certamente,  a família se reúne com mais respeito. A comida é partilhada como na multiplicação dos pães. A comida preparada em família é para ser dividida no prato.  O bom cheiro vindo da cozinha familiar. Tudo é fruto do trabalho compartilhado.

Nada se iguala ao sabor de tudo o que é partilhado com amor. Por isso é  gostoso estar juntos, cuidar uns dos outros no amor mútuo que vem de Deus. Comer juntos,  conversar…

O Dia dos avós é um assunto que cai bem no Ano da Família. A Igreja Domestica como casa de acolhida, de oração e de  devoções a Nossa Senhora e São José.  Coloquemos também, nossos avós: São Joaquim e Santa Ana.

Que eles nos dêem a bênção vinda do céu para toda a nossa família peregrina na terra. Paremos para ficar mais com a nossa família porque “o correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e dai afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem” (João Guimarães Rosa). Coragem para cuidar dos nossos avós e de nossos pais num tempo pandêmico.

Deus abençoe a todos!

Pe Laudeni Ramos Barbosa,  CSC