A espiritualidade do Beato Padre Basílio Moreau

Nascido no dia 11 de fevereiro de 1799, o Beato Padre Basílio Moreau fundou a Congregação de Santa Cruz para ajudar a formar e fazer verdadeira a presença de Cristo no mundo. Através da vida em comum, ele desejou acordar a consciência para a realidade comungal da presença de Cristo entre nós, através das obras apostólicas de educação e pregação. Moreau desejou despertar nos seus seguidores o compromisso de servir outros como Cristo mesmo serviu.

No âmago da espiritualidade de padre Moreau está este trecho de São Paulo: “Eu vivo, mas já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim. E esta vida que agora vivo, eu a vivo pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. ” (Gal. 2:20).

No seu aniversário de nascimento queremos recordar algumas características de sua espiritualidade, que fizeram a Congregação de Santa Cruz se firmar. Numa época em que Deus nos interpela para tantas formas novas de servir, a Congregação pode muito bem esperar que a sua maneira própria e servir, padres, irmãs e irmãos numa só fraternidade, possa ser uma velha raiz capaz de gerar um novo e pujante rebento.

• PROVIDÊNICA: Padre Moreau é convencido da presença e atividade constante de Deus em nosso mundo, da fidelidade de Deus para nós.
  • ZELO: De acordo com o padre Moreau, a presença e atividade serão caracterizadas por uma paixão, um fogo interior, o qual nos encoraja a servir o povo de Deus em santidade.
  • CRUZ: Padre Moreau recorda frequentemente aos membros da família da Santa Cruz que experiências da Cruz são inevitáveis na vida e pastoral. A resposta pode ser um meio de transformação ou um meio de fugir da cruz.
  • FIDELIDADE: De acordo com o padre Moreau, a fidelidade é fundamental para responder ao chamado de Deus. Ela constitui a resposta apropriada à fidelidade constante de Deus para nós.
  • COMPAIXÃO: O exemplo de Jesus compassivo, para padre Moreau é o modelo básico para a vida como ministros.
  • COMUNIDADE: Padre Moreau entende comunidade como uma força poderosa e profética que molda a vida e pastoral.
  • FAMÍLIA: Ao fundar a Congregação de Santa Cruz, Padre Moreau formou uma família de três sociedades, homens e mulheres, leigos e ordenados, para ser um sinal de amor e unidade num mundo dividido.
  • INTERDEPENDÊNCIA: A visão do padre Moreau para a família de Santa Cruz inclui a interdependência como uma qualidade e um modo de vida que marca todas as nossas relações em comunidade e em pastoral.
  • FORMAÇÃO: Padre Moreau enfatiza regularmente a importância de permanecer fiel na vida religiosa e profissional na pastoral.
  • IGREJA: Padre Moreau plantou as raízes da família de Santa Cruz profundamente dentro da Igreja, nos colocando a serviço da igreja local e universal. Através desta colocação e enraizamento, os membros de Santa Cruz tornam uma família religiosa apostólica internacional e multicultural.
  • HOSPITALIDADE: Padre Moreau insiste para que os membros da família de Santa Cruz sejam abertos e aceitem todas as culturas, países e religiosos de Santa Cruz.
  • ESPERANÇA: Padre Moreau desafia aos seus seguidores a serem pessoas de esperança, convencidas através do modo de vida que Deus está sempre presente e ativo em nosso mundo, que Deus não abandonou as pessoas. Esta mesma esperança deve ser comunicada através das pastorais.