Em que “vestes” o Senhor nos encontrará no dia do nosso encontro com Ele?

Edifa – publicado em 02/11/20

Quando o encontro com o Senhor vier para todos nós, em que “vestes” ele nos encontrará? A questão é ainda mais séria tendo em conta que é impossível saber quando chegará

Em que roupas o Senhor nos encontrará? É evidente que os discípulos gostavam de discutir esse assunto com Jesus. Porém, por mais discípulos de Jesus que fossem, Jesus não deu à eles nenhum privilégio sobre algum conhecimento especial da hora final, do dia do “Retorno”: nenhuma informação sobre isso! Em vez disso, ele compartilhou uma bela lição com todos nós, que estamos igualmente preocupados. De fato, Jesus sugere que estejamos prontos para servir, “com roupa bem ajustada e luz acesa”. Esta “roupa bem ajustada” (literalmente, “os lombos justos”), é na verdade a vestimenta pascal usada pelos hebreus (Ex 12,11) no momento de sua partida do Egito. As roupas de um povo pronto para partir, libertado da escravidão humana, ainda vivo no mundo, mas já voltado para o Senhor. É uma vestimenta pascal, quase uma vestimenta litúrgica, batismal: vestes brancas e vela pascal (como a “luz acesa” que representa a esperança) é precisamente a vestimenta da Igreja que aguarda a volta do seu Senhor. Por que o retorno? Pois porque se casou, está junto com o seu Pai e está comemorando.

Estejam prontos para o serviço

Jesus evoca um tempo da Igreja, após a sua ressurreição e ascensão, em que os verdadeiros discípulos que reconheceram a sua vinda e se alegraram pela Salvação, já vivem à espera do seu regresso. Somente, para que possamos compartilhar esta festa, é melhor que ele nos encontre atentos.

Os servos atenciosos foram declarados “bem-aventurados” por Jesus. O importante nesta história da volta do mestre não é o medo ou a angústia de ser surpreendido por uma hora pérfida, como se Deus tivesse escondido esse momento para nos apanhar desprevenidos! Não, o importante é a felicidade do retorno, que permaneçamos “atentos no amor”, de acordo com a bela expressão de Isabel de la Trinidad. À meia-noite ou de manhã cedo, não há tempo muito tarde para um coração amoroso que está esperando o ser amado.

De fato, Jesus Cristo disse aos seus discípulos: “Mantenham-se preparados, com as roupas bem justas e a luz acesa. Atuem como servos esperando que seu senhor volte de um banquete de casamento, para abrir a porta para ele assim que ele chegar e bater. Bem-aventurados os servos que seu senhor encontra enquanto aguardam sua chegada. Acreditem em mim que ele ajeitará suas roupas, fará com que os servos se sentem à mesa, e ele mesmo os servirá. Sim, bem-aventurados os servos que seu senhor encontra prontos, mesmo que cheguem à meia-noite ou de manhã cedo. Mas entendam isto: se o proprietário de uma casa soubesse a que horas o ladrão vai chegar, ele estaria vigilante para não deixá-lo forçar a entrada. Da mesma forma, os senhores devem estar preparados, porque o Filho do homem virá quando os senhores menos o esperem”.

Irmão Dominique-Marie Dauzet