A capela brasileira que guarda mais de 400 relíquias de santos

No local, existe um cantinho destinado a guardar relíquias relacionadas às devoções marianas, como N.S. de Fátima

Aleteia – Reportagem local – publicado em 03/11/20

Existem pouquíssimas igrejas no mundo com número de relíquias maior do que esse

A Comunidade Shalom inaugura a Capela das Santas Relíquias, que está localizada no bairro Aldeota, em Fotaleza, CE.

De fato, a capela conta com mais de 400 artigos relacionados aos santose está aberta à visitação pública. Segundo os administradores, só existem outras duas capelas com essa grande quantidade de relíquia: uma fica no Vaticano, outra em Portugal. Por isso, o local pode ser classificado como uma lipsanoteca, ou seja, um relicário santificado pela Igreja diante da forte ligação com santos de diversas congregações.

Relíquias raras

Entre os objetos expostos na capela está, por exemplo, uma relíquia da Santa Cruz de Cristo. Além disso, os visitantes também poderão observar outras outras relíquias de santos como São Francisco de Assis, Santa Teresa de Jesus, São Padre Pio, Santa Teresinha de Lisieux, Santa Dulce dos Pobres, São João Paulo II e Santa Faustina.

Ademais, há uma relíquia da réplica da Porciúncula, localizada em Assis, na Itália. O local é famoso por ter sido o lugar onde São Francisco recebeu a missão de reconstruir a Igreja. Na capela, ainda há uma relíquia do Santo Sudário trazido de Turim.

Um cantinho especial foi dedicado a Nossa Senhora. No local, há uma réplica da Capelinha das Aparições de Nossa Senhora em Fátima. Além disso, os visitantes poderão rezar diante de imagens de diferentes devoções marianas e relíquias de videntes de Nossa Senhora, como, por exemplo, Jacinta e Francisco Marto e Santa Bernadete Subirous.

De onde surgiu a ideia

A ideia de reunir relíquias de santos foi do Padre Antonio Furtado, missionário da Comunidade Shalom. Em 2015, o sacerdote fez uma exposição com um pequeno acervo de objetos sagrados.  A exposição foi um sucesso e se repetiu nos anos subsequentes. Entretanto, foi em 2018 que ele organizou uma capela com os objetos de devoção que ele foi ganhando de amigos ao longo da vida. Assim, naquele ano, reuniu mais de 200 relíquias de santos de diferentes congregações. Agora, o acervo ficou ainda maior. Trata-se , portanto, de um verdadeiro tesouro diante dos católicos brasileiros e de todo o mundo.

A capela fica no andar de cima da Rádio Shalom em Fortaleza. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feiras, das 8h às 12h e de 14h às 18h. Aos sábados, o local está aberto à visitação das 8h às 12h.

Confira fotos da Capela das Santas Relíquias (Shalom)