Estimados irmãos e irmãs!
Como ouvimos: “Um ensinamento novo dado com autoridade!” (Mc 1,27). Jesus expulsa o espírito mau de um homem, muitas pessoas que testemunham o fato ficam admiradas diante da autoridade de Jesus sobre os espíritos malignos.
Para fazer isso. Ele entrou numa sinagoga em dia de sábado, o que não era permitido. Para Jesus salvar uma vida é permitido fazer cura ou exorcismo num dia de sábado. A vida está acima da lei que mata.
A sinagoga, lugar em que, sob a liderança dos fariseus, o povo se reunia para orar e ler a Bíblia, eram grandes formadoras de opinião e de uma opinião conservadora como a dos fariseus.
Jesus incomoda os fariseus por entrar na sinagoga num dia de sábado e assumindo a palavra, falava como quem tinha autoridade e não considerava obrigado a repetir o ensinamento repetitivo e autoritário dos fariseus.
O homem possuído por um espírito mau tem a necessidade de ser e de sentir-se acolhido por uma palavra que o liberte do mal. E Jesus o liberta da sua enfermidade. A maior e sublime lei é do amor por Deus e pela outra pessoa. O amor cura e expulsa todo tipo de mal. Porque só o amor verdadeiro acolhe e abraça com carinho e leva à solidariedade.
Pe. Laudeni CSC