Estimados irmãos e irmãs!
“O Domingo de Pentecostes conclui o de 50 dias, quando se comemora o dom do Espírito Santo derramado sobre os apóstolos, os primórdios da Igreja e o início da sua missão a todos os povos, raças e nações” (Paschalis Sollemnitatis, CNBB).
Preparamos este momento com a Novena de Pentecostes refletindo os sete dons do Espírito Santo. “Dai-nos, Senhor, esses dons, essa luz, e nós veremos que Pão é Jesus”. Sabedoria que nos faz ver tudo como Deus. Entendimento para compreender melhor a sua Palavra. Ciência para iluminar o nosso conhecimento das coisas criadas. Conselho para nos guiar. Fortaleza que nos dá força para viver. Temor de Deus para não descuidar de não fazer a tua vontade.
Maria estava unida com os apóstolos no cenáculo de Pentecostes. Pentecostes é a descida do Espírito Santo.
As imagens bíblicas do Espírito Santo: o vento e o fogo. Lembrem o “Espírito Santo” que pairava sobre as águas na criação (cf. Gn 1,2) e a coluna de fogo que procedia o povo de noite na travessia do deserto (cf. Ex 13,20-22).
O dom do Espírito Santo recebido pelos catecúmenos com a unção do crisma na noite da Páscoa faz dos 9cristãos “novas criaturas” e guia o novo povo de Deus nos caminhos da história. Estas são as “maravilhas de Deus” que os apóstolos anunciam: Deus no meio do seu povo, cada um e todos juntos envolvidos e convocados por ele.
9 A descida do Espírito Santo é a linguagem do amor que todas as nações e povos se entendem. É a alegria prometida por Jesus. O bem maior é a comunhão: formamos o único Corpo de Cristo e fomos batizados num único Espírito (cf. 1Cor 12,13). “Bebemos” também da única fonte de vida: o Espírito Santo. Tudo agora é obra do Espírito Santo, o Espírito de Cristo Ressuscitado, advogado, defensor, consolador dos que, alegres, reconhecem e acolhem o Senhor.
Que Deus sempre nos abençoe em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Pe Laudeni Ramos Barbosa, CSC