Rua Batolomeu de Ribeira, 33 Jaguaré
05330-010 São Paulo SP

011-3768-2781

E-mail.: paroquiasaojosejaguare@gmail.com

Mensagem para o Domingo de Pentecostes

Estimados irmãos e irmãs!

  “O Domingo de Pentecostes conclui o de 50 dias, quando  se comemora o dom do Espírito Santo derramado sobre os apóstolos, os primórdios da Igreja e o início da sua missão a todos os povos,  raças e nações” (Paschalis Sollemnitatis, CNBB). 

   Preparamos este momento com a Novena de Pentecostes refletindo os sete dons do Espírito Santo. “Dai-nos, Senhor,  esses dons, essa luz, e nós veremos que Pão é Jesus”. Sabedoria que nos faz ver tudo como Deus. Entendimento para compreender melhor a sua Palavra. Ciência para iluminar o nosso conhecimento das coisas criadas. Conselho para nos guiar. Fortaleza que nos dá força  para viver. Temor de Deus para não descuidar de não fazer a tua vontade. 

    Maria estava unida com os apóstolos no cenáculo de Pentecostes. Pentecostes é a descida do Espírito Santo. 

  As imagens bíblicas do Espírito Santo: o vento  e o fogo.  Lembrem o “Espírito Santo” que pairava sobre as águas na criação (cf. Gn 1,2) e a coluna de fogo que procedia o povo de noite na travessia  do deserto (cf. Ex 13,20-22).

  O dom do Espírito Santo recebido pelos catecúmenos com a unção do crisma na noite da Páscoa faz dos 9cristãos “novas criaturas” e guia  o novo povo de Deus nos caminhos da história. Estas são as “maravilhas de Deus” que os apóstolos anunciam: Deus no meio do seu povo,  cada um  e todos juntos envolvidos e convocados por ele.

9   A descida do Espírito Santo é a linguagem do amor que todas as nações e povos se entendem. É a alegria prometida por Jesus. O bem maior é a comunhão: formamos o único Corpo de Cristo e fomos batizados num único Espírito (cf. 1Cor 12,13). “Bebemos” também da única fonte de vida: o Espírito Santo. Tudo agora é obra do Espírito Santo,  o Espírito de Cristo Ressuscitado,  advogado,  defensor,  consolador dos que, alegres,  reconhecem e acolhem o Senhor. 

  Que Deus sempre nos abençoe em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

  Pe Laudeni Ramos Barbosa, CSC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *