Celebramos este domingo do mês vocacional rezando pelos leigos e leigas em diversos ministérios e serviços nas nossas comunidades.

No Evangelho, escutemos a frase de Simão Pedro: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna ” (Jo 6, 68).  Concluímos o longo e intenso capítulo 6 do Evangelho de João. O Evangelho nos apresenta uma cena de crise. Crise é sempre oportunidade que comporta dor que  leva ao amadurecimento.

Vivemos em um tempo de crise por mudança de época. Tudo o que oferecia segurança parece desmoronar. Escutemos muitas  vezes expressões que podemos  resumir nesta frase: “estamos no caos”. Estamos vendo a situação caótica na saúde e no custo de vida. Estamos numa pandemia da indiferença globalizada.

Caos como destruição.  Podemos querer afastar da Igreja por achar que estamos perdendo a esperança. Mas, após o sinal do pão,  Jesus se isola, e volta ao convívio caminhando sobre as águas.

A multidão,  os judeus,  os discípulos e os doze, todos rodeiam Jesus querendo  saber quando chegou? Ele está sempre presente! É o Espírito que dá vida  a Igreja. Igreja sendo sal e luz no mundo por meios de seus leigos e leigas. Sendo também uma Igreja em saída,  comprometida com as comunidades.

Mesmo assim. Alguns em tempo de crise pensam em ir embora.  Ecoa até nós a interrogação de Jesus: “Vós também quereis ir embora?”. Em nome da comunidade Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de de vida eterna”. Resposta ousada e corajosa,  que ao longo da caminhada exige fidelidade e capacidade de recomeço quando a vida nos coloca frente a novos desafios. Assim como Simão Pedro, temos que, em comunhão com a comunidade,  recomeçar fortalecidos pelo Pão da Vida.

Muito grato pelos leigos e leigas que atuam nas comunidades Bom Jesus dos Milagres,  Santa Luzia,  Nossa Senhora Aparecida e na Paróquia São José do Jaguaré.

Deus abençoe a todos!

Pe Laudeni Ramos Barbosa, CSC