Rua Batolomeu de Ribeira, 33 Jaguaré
05330-010 São Paulo SP
011-3768-2781
E-mail.: paroquiasaojosejaguare@gmail.com
Estimados irmãos e irmãs!
Celebramos este domingo do mês vocacional rezando pelos leigos e leigas em diversos ministérios e serviços nas nossas comunidades.
No Evangelho, escutemos a frase de Simão Pedro: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna ” (Jo 6, 68). Concluímos o longo e intenso capítulo 6 do Evangelho de João. O Evangelho nos apresenta uma cena de crise. Crise é sempre oportunidade que comporta dor que leva ao amadurecimento.
Vivemos em um tempo de crise por mudança de época. Tudo o que oferecia segurança parece desmoronar. Escutemos muitas vezes expressões que podemos resumir nesta frase: “estamos no caos”. Estamos vendo a situação caótica na saúde e no custo de vida. Estamos numa pandemia da indiferença globalizada.
Caos como destruição. Podemos querer afastar da Igreja por achar que estamos perdendo a esperança. Mas, após o sinal do pão, Jesus se isola, e volta ao convívio caminhando sobre as águas.
A multidão, os judeus, os discípulos e os doze, todos rodeiam Jesus querendo saber quando chegou? Ele está sempre presente! É o Espírito que dá vida a Igreja. Igreja sendo sal e luz no mundo por meios de seus leigos e leigas. Sendo também uma Igreja em saída, comprometida com as comunidades.
Mesmo assim. Alguns em tempo de crise pensam em ir embora. Ecoa até nós a interrogação de Jesus: “Vós também quereis ir embora?”. Em nome da comunidade Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de de vida eterna”. Resposta ousada e corajosa, que ao longo da caminhada exige fidelidade e capacidade de recomeço quando a vida nos coloca frente a novos desafios. Assim como Simão Pedro, temos que, em comunhão com a comunidade, recomeçar fortalecidos pelo Pão da Vida.
Muito grato pelos leigos e leigas que atuam nas comunidades Bom Jesus dos Milagres, Santa Luzia, Nossa Senhora Aparecida e na Paróquia São José do Jaguaré.
Deus abençoe a todos!
Pe Laudeni Ramos Barbosa, CSC