Mensagem para a Solenidade de São Pedro e São Paulo

A Igreja Católica no Brasil celebra a Solenidade de São Pedro e de São Paulo no domingo mais próximo do dia 29 de junho porque a data caiu neste ano numa quinta-feira. Junto desta data celebramos o Dia do Papa. Toda a Igreja no Brasil reza pelo Papa Francisco e pela continuidade da missão guiada pelo sucessor de Pedro nos dias atuais.

A Igreja em saída caminha por todos os lugares do Brasil e do mundo em diferentes  realidades, povos e culturas, das mais diversas etnias e línguas. Como Paulo missionário muitos missionários foram as essas diferentes realidades,  inculturando-se, ensinando e batizando a todas as pessoas “em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”.

Paulo já idoso e no final da vida quando estava acorrentado numa prisão, e revela com a consciência tranquila de quem dedicou a vida ao Evangelho de Jesus Cristo. Com serenidade e usando imagens do mundo militar e esportivo, diz: “Combate o bom combate, completei a corrida e guardei a fé” (2Tm 4,7). A vida de Paulo foi uma aventura de amor no qual ele fez de tudo para o Evangelho ser anunciado e vivido em diferentes comunidades cristãs. Paulo creo no Cristo Ressuscitado e deu seu testemunho vivo de missionário que espera a coroa maior para estar junto de Deus pra sempre na eternidade.

A pergunta de Jesus no Evangelho de Mateus 16, 13-19: “O que dizem que eu sou?” O que o povo em geral fala de Jesus é bastante genérico. Alguns acham que Jesus é um profeta, outros Jeremias, outros João Batista Ressuscitado. E para quem convive com Jesus numa comunidade? Para os discípulos quem é Jesus? Pedro dá uma esposta que é uma confissão de fé: “Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo”.

Nos dias atuais, em todos os tempos, os cristãos têm a missão de continuar a responder a essa pergunta, anunciando quem é Jesus Cristo. Evangelizar é preciso, urgentemente! Jesus precisa ser conhecido, amado e servido.

Pe Laudeni Ramos Barbosa, CSC