Mensagem para o Décimo Quarto Domingo do Tempo Comum

A Paróquia São José do Jaguaré dedicou no dia 8 de março de 2020 uma relíquia de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus que está abaixo no piso do altar ao lado da relíquia de Santo André Bessette. Seu dia cai exatamente no domingo do dia 9 de julho. Como Igreja no Brasil, pedimos a intercessão de Santa Paulina para que toque o amor no coração de todos os católicos para sensibilizar nas dificuldades dos pequeninos e das pessoas humildes.

Como bem fala Jesus no Evangelho deste domingo (cf. Mt 11,25-30). Ele é quem conhece o Pai em toda a profundidade. Por isso,  ele louvado o Pai que é o Senhor do céu e da terra.  Deus é Pai e Senhor dos mansos e dos humildes de coração. Os considerados inteligentes se acham os donos do mundo. Eles  não têm abertura a novidade da revelação Divina. Deus não deixa de se manifestar, mas os sábios e inteligentes deste mundo pensam que sabem de tudo. Valem somente seus argumentos e teorias. Deus se esconde na sabedoria das pessoas mais humildes e revela a elas o segredo do conhecimento que é a humildade. A humildade que é irmã da simplicidade.

Diz São Tiago 4,6: “Deus resiste aos soberbos, mas dá a graça aos humildes”. Eles, muitas vezes, são humilhados e carregam sobre as costas fardos pesados. Jesus vê, sensibiliza, chama e os encoraja: “Vinde a mim todos vós que estão casados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso”. Jesus não engana ninguém dizendo que o sofrimento será poupado,  mas seu fardo será leve,  porque seu julgo é de suave amor.

Pe Laudeni Ramos Barbosa, CSC