No Sábado Santo, veneração extraordinária do Santo Sudário

A celebração extraordinária de oração e a contemplação do Santo Sudário no Sábado Santo poderão ser acompanhadas pela TV2000 dos bispos italianos ou pelo site e canal youtube do Vatican News.

Vatican News

Também neste ano, como ocorreu em 2020, para o Sábado Santo, 3 de abril, a Arquidiocese de Turim propõe uma contemplação do Santo Sudário por meio da televisão e visível em todo o mundo, acompanhada pela oração de Dom Cesare Nosiglia, arcebispo de Turim e guardião pontifício do Manto Sagrado.  O momento de oração também será transmitido pelo site  e pelo canal youtube do Vatican News, bem como pelo facebook.

Não se trata de uma exposição propriamente dita, pois o Sudário não será retirado da teca em que se encontra na Catedral, mas será possível contemplá-lo por meio de imagens televisivas. A celebração será transmitida ao vivo pela TV2000 dos bispos italianos e o sinal chegará, via satélite, a todo o mundo, graças à colaboração do Dicastério para a Comunicação da Santa Sé.

11/04/2020

Papa e fiéis do mundo inteiro suplicam o fim da pandemia diante do Santo Sudário

A primeira parte (a partir das 16h55h, horário italiano) será dedicada aos vários sinais da Paixão (da coroa de espinhos, à flagelação, aos pregos nas mãos e nos pés e à lança que penetra o lado do Senhor), com comentários de algumas pessoas escolhidas entre aqueles que fazem o possível para aliviar o sofrimento de seu próximo ou foram vítimas da pandemia ou outras formas de doença ou injustiça e violência. Já às 17h30, sempre no horário italiano, seguirá a oração da Hora da Mãe, presidida pelo arcebispo.

“Faço votos – escreve Dom Nosiglia para a ocasião – que tudo isto ajude as nossas comunidades, mas também todas as pessoas de boa vontade, a acolher na esperança e para os crentes na fé, esta mensagem pascal de morte e ressurreição, para não se renderem nem nunca desanimarem diante de cada tragédia e dificuldade que temos que enfrentar na vida, mas também trabalhar para que muitos de nossos irmãos e irmãs que precisam de apoio e ajuda encontrem em cada um de nós a coragem de imitar o Senhor que não se deixou vencer pelo mal, mas venceu-o com o bem e por isso venceu também a morte”.

Vatican News Service – LZ

Fonte.: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2021-04/santo-sudario-veneracao-sabado-santo-2021.html