Mensagem do 11º Domingo do Tempo Comum

Que bom! Encontrar com Jesus por meio da Palavra de Deus. Que o exemplo de Maria que escutava atentamente a Palavra de Deus. Vamos escutar como Igreja que nos faz caminhar seguindo os passos de Jesus,  conforme nos foi anunciado pela comunidade de Marcos, em Roma.

Nos primeiros capítulos do Evangelho,  Marcos nos faz contemplar o novo que Jesus inaugurou com sua presença no meio de nós. No grupo de discípulos,  novo lugar,  na beira do mar, novo povo e, como celebramos domingo passado,  uma nova família,  em uma nova comunidade  ao redor de Jesus.

Neste ano do tempo litúrgico B adentramos no Evangelho de Marcos.  É bonito, então  ver Jesus que, ao anunciar o Evangelho do Reino de Deus,  volta  a esta imagem altamente simbólica e, ao mesmo tempo,  tão simples e comum.

Jesus nos anuncia uma notícia verdadeiramente boa e nova: “Completou-se o tempo, e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede na Boa-Nova” (Mc 1,15). Não precisa mais esperar, o Reino chegou, está aqui, no meio de nós. Quase a nos dizer que Deus não aguentou mais esperar e resolveu plantar o seu reino entre nós.

Jesus anuncia: “O Reino de Deus é como um grão de mostarda”. Ele cresce como semente semeada na terra. São tantas ações “aparentemente pequenas”, porém,  significativas.  Com a graça de Deus,  o Reino de Deus já chegou.

Pe Laudeni Ramos Barbosa, CSC