Mensagem para o 12º Domingo do Tempo Comum

Este mês de junho foi celebrado o Sagrado Coração de Jesus. Rezamos pela santificação dos sacerdotes e meditarmos o amor de Deus por nós em Jesus. Também é o mês das tradicionais festas juninas. Celebradas em escolas,  comunidades e regiões do nordeste brasileiro. Mas ninguém pode fazer festa em tempo de pandemia do novo coronavírus. Muitos usam criatividades para celebrar em redes sociais.

Somos parte desta cultura popular e fraterna,  desta linda história,  nossa comunidade e cada um de nós.  Deus conhece a fundo nosso coração,  que fomos tecidos por ele desde o ventre de nossas mães  e que nos fez maravilhas. Sua identidade é conhecer o berço de onde você  nasceu, sua origem,  sua pátria.

Nossa vida tem momentos de alegria e sofrimento,  como a vida de Jó. Mesmo sem entender o sofrimento o justo e inocente protesta, mas confia em Deus. Como neste tempo de pandemia,  o turbilhão e as tormentas da vida pode deixar marcas profundas de dor e de perdas. A fé permanece no Deus que salva da tormenta o justo e inocente vítima do mal social, que nega tudo por falta de amor.

Podemos estar numa forte  tempestade que se abate sobre o barco, no mar. O barco nossa comunidade de fé abatida tem que aprender a remar.  O mundo é  representado na imagem do mar em ondas fortes com tempestades.

O caminho dessa embarcação nas águas do mar é semelhante ao caminho de cada pessoa no mundo. Somos sacudidos e ameaçados,  mas precisamos manter a firmeza da fé em Jesus Cristo. O Senhor acalma a tempestade no silêncio de nossa oração. Não tenhamos medo. Ele está ao lado.

Pe Laudeni Ramos Barbosa,  CSC