Dia Mundial dos Avós: Papa em oração com idosos do mundo inteiro

Através de um vídeo especial, Francisco entra em comunhão com avós e idosos de diferentes países, inclusive do Brasil, para rezar juntos a oração oficial do I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, celebrado no domingo, 25 de julho. Essa é a grande proposta do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida com o projeto: o mundo inteiro em oração com o Papa. Entre os envolvidos, o bispo mais idoso do planeta, dom Laurant Noël, de 101 anos.

Andressa Collet – Vatican News

“Dou-Vos graças, Senhor,

pelo conforto da Vossa presença:

mesmo na solidão

sois a minha esperança e a minha confiança;

desde a minha juventude, sois a minha rocha e fortaleza!”

Essa é a primeira estrofe da oração oficial para o I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, celebrado no domingo, 25 de julho, e rezada pelo Papa Francisco num vídeo especial divulgado nesta sexta-feira (23). As outras estrofes ganham a narração em outros idiomas por avós e idosos de diferentes países, além do espanhol do Pontífice, e do próprio português, rezado por brasileiros.

Essa é a grande proposta do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida com o lançamento do vídeo em preparação à jornada de domingo: o mundo inteiro em oração com o Papa. Entre os envolvidos no projeto, está o bispo mais idoso do planeta, dom Laurant Noël, com 101 anos. A oração, bem como a mensagem do Papa Francisco e outros materiais pastorais para preparar o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos estão sendo disponibilizados, inclusive em português, pelo site do Dicastério.

Material para o Dia Mundial dos Avós

Aqui, no site do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, você encontra todos os subsídios disponíveis para preparar na sua comunidade o I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, celebrano no domingo, 25 de julho.

Missa na Basílica de São Pedro

No Vaticano, a data será celebrada com uma missa no domingo (25) a partir das 10h no horário local, 5h no Horário de Brasília. A celebração na Basílica de São Pedro será transmitida ao vivo pelo Vatican News – Rádio Vaticano, com comentários em português. Cerca de 2 mil pessoas da diocese de Roma e de associações engajadas na Pastoral da Terceira Idade vão participar da Eucaristia. Será um grande grupo formado principalmente por avós acompanhados pelos netos, mas, de modo significativo, algumas centenas de pessoas que vão sair pela primeira vez das estruturas onde moram, após mais de um ano de confinamento por causa da pandemia.

Como lembra o Papa Francisco na mensagem especial para a data, em que aprofunda as estradas do sonho, da memória e da oração para serem empreendidas pelos idosos, rezar “é um recurso preciosíssimo”:

“A oração é um pulmão de que não se podem privar a Igreja e o mundo. Sobretudo neste tempo tão difícil para a humanidade em que estamos – todos na mesma barca – a atravessar o mar tempestuoso da pandemia, a tua intercessão pelo mundo e pela Igreja não é vã, mas indica a todos a serena confiança de um porto seguro.”

Ao final da missa, os jovens presentes na Basílica de São Pedro vão oferecer uma flor aos idosos presentes com a mensagem do Papa Francisco: “Eu estou contigo todos os dias”, #IAMWITHYOUALWAYS, como sugere a hashtag do evento.

Dia Mundial dos Avós no mundo

A jornada em homenagem aos avós também será celebrada nas dioceses e paróquias do mundo inteiro. Segundo o Dicastério, inúmeras iniciativas tomadas pelas comunidades já estão sendo comunicadas à Santa Sé que reitera o convite a todos, em particular aos mais jovens, para honrar a data com atitudes de reconhecimento realizando, talvez no próprio domingo ou nos dias seguintes, uma visita aos avós ou às pessoas idosas sozinhas na comunidade. A oportunidade — enriquecida de indulgência plenária — pode ser uma ocasião para para rezarem juntos a oração especial para a data, entregando, inclusive, a própria mensagem do Papa onde afirma:

“O futuro do mundo está nesta aliança entre os jovens e os idosos. Quem, senão os jovens, pode agarrar os sonhos dos idosos e levá-los a diante? Mas, para isso, é necessário continuar a sonhar: nos nossos sonhos de justiça, de paz, de solidariedade reside a possibilidade de os nossos jovens terem novas visões e, juntos, construirmos o futuro.”