Solenidade da Assunção de Nossa Senhora

Como Povo de Deus em saída missionária, a Igreja celebra neste domingo a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora de Maria aos céus. Junto com esta festa, também damos graças a Deus pela vida de todos os consagrados e consagradas da Igreja. Recordamos o dom da vocação  à Vida Religiosa Consagrada, especialmente, os Religiosos e Religiosas da Congregação de Santa Cruz.

No Evangelho de Lucas 1,39-56, Maria dirige a Isabel a saudação que ela mesma recebeu do anjo Gabriel: “Alegra-te!” A presença de Maria na casa de Zacarias,  esposo de Isabel,  é fonte de alegria. A alegria faz pular João Batista no seio de sua mãe, como outrora Davi dançou de alegria diante da Arca da Aliança quando entrava em Jerusalém (cf. 2Sm 6,14-21).

Aqui Maria é a Arca da Nova Aliança,  que entra na Judéia, após percorrer uma região montanhosa, e o resto do Povo de Israel,  visitado pula de alegria. O mistério de tal visita se renova em todo o ser humano que toma o caminho da Oração.

Como todos, os Consagrados e Consagradas são alimentados da Oração diária e da Eucaristia. Colocam-se à serviço da Igreja conforme inspira o carisma de seus fundadores. No caso da Congregação de Santa Cruz somos inspirados pelo fundador: Bem-aventurado Basílio Antônio Maria Moreau. Temos a cruz e as duas âncoras, sinal de esperança em nosso trabalho apostólico em diferentes atividades e ministérios. O carisma e a identidade da Vida Consagrada em Santa Cruz caracterizam pelo testemunho de fé,  esperança e caridade,  sendo missionários em ambientes de Igrejas, Escolas e Obras Sociais.

O fundador maior de todas as Congregações Religiosas quando vive, de fato,  o carisma  é obra do Espírito Santo. Sendo assim,  é uma riqueza para a Igreja. Como vemos os diferentes carismas, mas o Espírito é o mesmo,  o amor. Vejam, além da Congregação de Santa Cruz,  os Salesianos,  os Franciscanos,  os Jesuítas,  os Carmelitas,  Comunidade Charles de Foucauld, os Redendoristas,  enfim, são muitos os carismas vindo por obra do  Espírito Santo  para o bem da evangelização da Igreja no mundo todo. “Ide por todo o mundo  e fazei discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ensinado.  Eu estarei convosco todos os dias” (Mt 28, 19.20).

Com a intercessão de Nossa Senhora,  de São José,  de Santo André Bessette e do Bem-aventurado Basílio Antônio Maria Moreau, Deus Pai abençoe a todos os consagrados e o povo de Deus.

Pe Laudeni Ramos Barbosa, CSC