Estimados irmãos e irmãs!
Na última semana do Mês Vocacional, vamos rezar pelos nossos catequistas. A vocação de catequista é ser quem testemunha com a palavra e a vida, seguindo os passos de Jesus.
O papel fundamental do catequista: “Ouvir a Palavra de Deus e colocá-la em prática”. Sendo participante da comunidade, como diz São Tiago: “Sede praticantes da Palavra e não meros ouvintes” (Tg 1,22). O catequista com o apoio das famílias e das comunidades de fé, mutuamente, ajudam os catequizandos não somente para receber os sacramentos, mas para entrar no eixo da Sagrada Escritura e da Doutrina Católica.
Não é para viver uma vida farisaica, fora da comunidade, e como diz Jesus no Evangelho citando o profeta Isaías: “Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim” (Mc 7,6b). Muitos reclamam: “Essa palavra é dura” e foram embora. São batizados sem ter sido envangelizados. Os poucos que ficaram, é porque só Jesus tem palavra de vida eterna.
Como comunidade paroquial de São José do Jaguaré, no Ano dedicado a São José, em comunhão com a Igreja em São Paulo e, em nossas comunidades: Bom Jesus dos Milagres, Nossa Senhora Aparecida e Santa Luzia. Sejamos todos catequistas com a força da Palavra de vida eterna, que habita em nós, se explicite com alegria o nosso testemunho de vida cristã.
Parabéns pelo Dia Nacional do Catequista. Deus abençoe a todos!
Pe Laudeni Ramos Barbosa, CSC