Mensagem para o 25º Domingo do Tempo Comum

Estamos no Mês da Bíblia, com o lema: “Todos vós sois um em Cristo Jesus ” (Gl 3,28d). Em nossas celebrações temos dado destaque maior a Palavra de Deus.  Os ambientes tanto na Paróquia como nas comunidades fizemos ornamentação de forma criativa. Cada comunidade com seu jeito e sua cara peculiar. Isso demonstra que cada comunidade tem uma maneira carinhosa com a Bíblia.

Com a Palavra de Deus todos vós sois unidos em Cristo Jesus. Por isso a comunidade é lugar de serviço. Ninguém deve estar apegado a lugares de honra e privilégios. Temos que ser sensível com os novos que chegam e dar lugar também a eles. Juntos compartilhando e aprendendo das coisas bonitas da Bíblia e da tradição milenar da Igreja.

Somos um só pela fé e nos tornamos irmãos e irmãs pelo santo batismo. Nossas diferenças são de origens regionais vindas de vários estados deste imenso país, o Brasil.  Nenhum de nós somos superiores uns aos outros. Somos filhos e filhas herdeiros e herdeiras do mesmo Pai que carinhosamente chamamos Deus Papai – “Abba, Pai” (Gl 3, 8).

Temos ainda Nossa Senhora Aparecida como nossa querida mãe! A ela com o coração brasileiro de múltiplas cores, formamos  uma comunidade de comunidades, nas casas domésticas  e na  Igreja como Povo de Deus em comunhão e participação. Somos alimentados da Eucaristia, Palavra nosso pão de cada dia. Temos nossos santos padroeiros de nossas comunidades que nos guiam por diferentes carismas e espiritualidades. Cada padroeiro é um guia espiritual para se beber na fonte do Evangelho.

Veja, amados irmãos e irmãs! Que riqueza! Vamos aproveitar!

Fraterno abraço para todos!

Pe Laudeni Ramos Barbosa,  CSC