Mensagem para o 30º Domingo do Tempo Comum

O lema do Mês Missionário: “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20). O Papa Francisco convoca a Igreja para a preparação do Sínodo com o tema: “Por uma Igreja sinodal: participação, comunhão e missão”. Jesus Cristo é missão e convoca a todos para uma Igreja em saída missionária. Os doze foram para a região da Galileia e os setenta e dois apóstolos saíram de dois a dois 0para outras regiões como a Samaria e Judeia. Estamos na fase paroquial da preparação do Sínodo. Como Igreja em participação e comunhão, vamos reunir os Conselhos de Pastorais e Ministérios.

Neste domingo,  o profeta Jeremias anuncia a Boa Notícia. O retorno do Povo de Israel para Jerusalém. O povo é salvo por Deus libertador. A presença de Deus salva das tristezas do exílio e traz o povo para o caminho da paz. A esperança do novo dia vem após a noite sombria. Deus quem toma o seu povo e a cada um pela mão e os conduz “por torrentes de água”. O povo caminha por um caminho reto e nunca mais se tropeçará.

Jesus é a alegria para o cego Bartimeu, que de marginalizado, vem para o meio do povo que segue com Jesus.  Ele é uma palavra de ânimo: “Coragem, levanta-te, Jesus te chama!”. Ele levanta, agora, como curado e ressuscitado, tornando-se discípulo e o anuncia com alegria para todos.

Alegremo-nos com o discípulo Bartimeu e peçamos a graça de Deus para que possamos enxergar melhor para anunciar o Evangelho de Jesus Cristo que é missão.

Pe Laudeni Ramos Barbosa, CSC