Estimados irmãos e irmãs!
Chegamos no primeiro domingo do ano de 2022 com a Solenidade da Epifania do Senhor. O tempo do Natal nos propõe, para a meditação, o mistério da manifestação do Senhor. Por isso, a Solenidade da Epifania do Senhor celebrada a manifestação de Jesus Cristo aos magos, isto é, a todos os povos.

Os magos vindos do Oriente por uma estrela. A estrela que conduz rumo a Jesus é sinal do Espírito no coração daquele que se dispõe a percorrer o caminho até Belém, contudo o que essa decisão implica, de desapego e enfretamento das dificuldades, em busca do Salvador.

É preciso seguir a estrela com fé, com generosidade e oferecer tudo o que tenho de melhor ao Senhor. Como fizeram os três reis magos. Eles ofereceram ouro, incenso e mirra. O mandato de Cristo continua sempre atual: “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações e batizai-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Ensinando-lhes a observar tudo o que vis tenho ordenado. Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28, 19-20).
A missão de evangelizar compete à Igreja como comunidade dos discípulos do Senhor, e a cada cristão, em particular, chamado a ser testemunha, segundo o batismo. A ação missionária constitui, pois, o primeiro serviço que a Igreja a prestar à humanidade. Como pede “Um Igreja sinodal de comunhão, participação e missão”.
Feliz começo de Ano Novo!
Pe Laudeni Ramos Barbosa, CSC