Mensagem para o 6º Domingo do Tempo Comum

Após o chamado de Deus no domingo passado ao profeta Isaías que se achou um homem de lábios impuros, do apóstolo Paulo que se achou indigno de ser apóstolo e de Simão Pedro que se achou pecador, mas Jesus fez dele pescador de homens.

Percebemos que para o manter-se fiel no seguimento ao chamado do Senhor, é preciso botar toda a confiança nele. Como diz o profeta Jeremias “É feliz o ser humano que confia no Senhor”. O ser humano que confia no ser humano faz consentir apenas na força humana.

Como diz o Salmo 1: “É feliz quem a Deus se confia! Compara a confiança como a folhagem de uma árvore que cresce úmida pela água na raiz e produz seus frutos. O ser humano que confia no Senhor é temente e não segue os caminhos dos perversos. Sua confiança o sustenta mantendo-se fiel no seguimento ao Senhor.

O Evangelho anunciado por Jesus traz uma mensagem de alegria e de esperança. É o anunciado para que como cristão vivamos o testemunho da nossa fé, 9fazendo todo o possível para viver como um bem-aventurado. Fazer o bem é preciso ter coragem de se contrapor ao mal que se manifesta no mundo, iluminando a maldade humana. É feliz quem não anda no caminho dos malvados. Porque a vida mucha como uma folha por falta de amor que é a seiva do bem.

Pe Laudeni Ramos Barbosa, CSC