Mensagem para o 2º Domingo da Quaresma

“São José: com alegria viver a santidade no mundo atual”. Este é o tema geral da Novena de nossa Paróquia em louvor a São José. Com isso, vamos nos preparar para o dia 19 de março. O dia de São José, dia de festa solene do nosso padroeiro com missas às 10 e 19 horas. Neste dia, a Paróquia São José comemora 77 anos no bairro do Jaguaré. Uma bonita história a ser contada.

São José nos leva desde já, na liturgia deste domingo da transfiguração do Senhor,  a ver no Evangelho de Lucas 9, 28-36 a presença,  ao lado de Jesus,  de Moisés e de Elias,  o legislador e primeiro profeta de Israel,  está a indicar que o Antigo Testamento agora encontra seu cumprimento em Jesus morto e ressuscitado.

A voz do Pai proclama Jesus o Filho amado no qual Deus põe todo o seu agrado. A ele é preciso “escutar” (Mt 17,5) e seguir.  A voz do Pai confirma a condição divina de Jesus feita no batismo no Jordão (cf. Mt 3, 17), e antecipa sua glorificação através da cruz e ressurreição e a sua vinda gloriosa nos fins dos tempos.

A transfiguração nos faz vislumbrar a meta para a qual nos está conduzindo o caminho da Quaresma. Tempo de viver na oração mais perto de Deus.

Fraterno abraço!

Pe Laudeni Ramos Barbosa, CSC