Estimados irmãos e irmãs!
O clima espiritual da quaresma nos convida a fazer um exame de consciência diante da presença de Deus. Olha para si mesmo pecador e necessitado da misericórdia e do perdão de Deus. É preciso uma vida nova reconciliada consigo mesmo, com seu próximo e com Deus.
Como um filho que se afasta da casa do Pai e cai no mundo mudano. Peca muito e fica completamente desligado de tudo. Assim foi o filho prodígio no Evangelho de Lucas 15, 1-3.11-32. Desligou-se da casa do pai. O pai com o coração partido respeitou a liberdade do filho. O filho foi pelo mundo fazer a vida dele como me entendeu.
Festas, mulheres e colegas que gastaram todo o dinheiro de forma esbanjada. Não poupou, não trabalhou, não lucrou nada. Apenas fez da vida um vazio a ponto de chegar no chiqueiro dos porcos. O pecado é afastar de Deus a consciência dói. Na casa do meu pai eu era bem tratado e fiz pouco caso. Achando-se que podia viver sem precisar da minha família e da minha comunidade.
Como o filho pródigo caímos na desgraça. Ainda bem que queremos voltar para a casa do Pai. Voltemos arrependidos de nossos pecados. Não somos dignos de nada. Mas o Pai é acolhedor de braços abertos. Perdoa nossos pecados. Acolhe-nos com festa na terra e no céu por todos os pecadores se arrependem de seus pecados e voltam para Deus. A nossa herança é a vida eterna. A nossa herança é nossa dignidade de filhos amados de Deus.
A nossa salvação é para sairmos desde mundo longe de Deus. Convido vocês para o Mutirão de Confissões às 19h30 no dia 5 de abril na Paróquia São José do Jaguaré. Alguns padres do Setor Butantã estarão aqui para ajudar a vocês fazerem suas Confissões individuais. Aproveite.
Pe Laudeni Ramos Barbosa, CSC