Rua Batolomeu de Ribeira, 33 Jaguaré
05330-010 São Paulo SP

011-3768-2781

E-mail.: paroquiasaojosejaguare@gmail.com

Mensagem para a Semana Santa 2022

Estimados irmãos e irmãs!

Entre todas as semanas do ano,  a mais importante para os cristãos é a Semana Santa,  centro e coração de todo o ano litúrgico.  A citação bíblica para aprofundar toda a Semana Santa é esta: “Tendo amado os seus que estavam no mundo,  amou-os até o fim” (Jo 13,1).

A Celebração da Semana Santa gira em torno do mistério central da existência humana: o movimento de morte-ressurreição; tudo o que nasceu,  morrerá; e só a morte permite um novo nascimento,  porque,  como dizia Jesus: “Se o grão de trigo não morre,  não pode dar fruto” (Jo 12, 24).

A todo momento,  de maneira consciente ou não,  estamos morrendo e ressuscitando; desde as células de nosso organismo até nossos sonhos e projetos,  tudo se encontra em processo de constante mudança. A mudança constitui,  de fato,  a lei que rege nossa vida.

A Semana Santa começa com o Domingo de Ramos,  quando celebramos a entrada de Jesus em Jerusalém,  montado num jumentinho. O povo aclamava Jesus  “como aquele que vem em nome do Senhor”.

Na Quinta-feira Santa, de manhã, em todas as dioceses é celebrada a Missa dos Santos Óleos (Batismo, Enfermos e Crisma) pelo bispo e seu clero. Os padres  renovam as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, sendo também expressão de unidade com a Igreja local. Neste dia,  após às 18 horas é celebrada em todas as paróquias a Missa da Ceia do Senhor e do lava-pés.  Costuma-se fazer também após a missa, momentos de Vigília e Oração.

Na Sexta-feira Santa é um dia de oração,  silêncio e jejum, no qual revivemos a Paixão e Morte de Jesus.  Não se celebra missa, mas temos às 15 horas a Celebração da Paixão e Morte do Senhor e também,  em muitas igrejas, temos a Via-sacra e procissão do Senhor morto.

Ao chegar à noite do Sábado Santo, os cristãos se reúnem fora da igreja para celebrar a Vigília Pascal com a benção  do fogo, da água e do Círio Pascal. Entrando na  igreja a Liturgia revive a história da salvação e canta a vitória de Cristo e anuncia a sua  ressurreição.

No domingo de Páscoa é celebrada a ressurreição de Jesus. Sobre isso vou falar na próxima mensagem. Grande abraço!

Pe Laudeni Ramos Barbosa,  CSC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.