Mensagem para o 5º Domingo da Páscoa

A Igreja tem a bonita missão de evangelizar no contexto da cultura urbana. A conversão pastoral é a chave da evangelização nas cidades. O contato direto com as pessoas,  precisa enfrentar o desafio de levar Jesus Cristo,  hoje, agendar visitas,  convencer porteiros e vigias, passar por portões,  alarmes e cercas elétricas. Perde-se nos labirintos dos condomínios e edifícios. Está difícil até mesmo de entrar no mundo das periferias. Muita gente na rua batizada sem ser evangelizada.

Paulo, agente de pastoral  e semeador de comunidades,  que nada poderia deter o poder do Evangelho de Jesus Cristo. Ele e também Barnabé  passaram por problemas ao anunciar o Evangelho. A experiência de Paulo não foi das mais agradáveis.  Ele quando pregava a mensagem de Jesus em Listra foi violentamente apedrejado e arrastado para fora da cidade. Porém,  eles sobreviveram e seguiram o caminho para a cidade de Derbe.

Não é fácil como parece hoje pregar o Evangelho. Existe uma tendência forte de rejeitar aquilo que não me interessa. Criticar e rejeitar até mesmo as autoridades da Igreja como pastores. Acho que precisamos abrir o coração quando “a noite escura da alma” chega, somente Jesus, o sol da manhã faz brilhar o coração para a luz do Evangelho.

O Evangelho aponta para a nova Criação de um novo céu e de uma nova terra que vem de Deus. E vamos habitar na cidade Santa a tenda de Deus e morada definitiva dos seres humanos. Com Deus seremos um só Povo. O Povo de Deus que marcha com Cristo para nova Jerusalém.  Chegaremos lá por meio do pão e da palavra.

Grande abraço!

Pe Laudeni Ramos Barbosa,  CSC