Estimados irmãos e irmãs!
Quanto se batiza alguém, o celebrante joga por três vezes água na cabeça, dizendo a fórmula pelo nome do batizando, por exemplo: “José, eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. O Pai, o Filho e o Espírito Santo é o mistério da Santíssima Trindade, o centro da fé e da vida cristã. Deus se revelou como Pai, Filho e Espírito Santo. Foi Cristo, Nosso Senhor quem nos revelou este mistério. Ele falou do Pai, e do Espírito Santo e dele como mesmo Deus.
Santo Agostinho dizia: “O Espírito Santo procede do Pai enquanto fonte primeira e, pela doação eterna deste último ao Filho, do Pai e do Filho em comunhão”. Pois, só existe um Deus, mas nele há três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. Não pode haver mais que um Deus, pois este é absoluto.
A Santíssima Trindade é a perfeita comunhão do Pai, do Filho e Espírito Santo numa comunidade de amor. É também o exemplo mais belo de unidade que conduz a missão da Igreja de anunciar a Boa Nova.
Celebremos, portanto, este domingo da Santíssima Trindade acolhendo a todos a fazerem parte da Família de Deus. Pois, todos estão reunidos: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Sejam bem-vindos!
Pe Laudeni Ramos Barbosa, CSC