Rua Batolomeu de Ribeira, 33 Jaguaré
05330-010 São Paulo SP

011-3768-2781

E-mail.: paroquiasaojosejaguare@gmail.com

Mensagem para o 13º Domingo do Tempo Comum

Estimados irmãos e irmãs!

Como vemos na Primeira Leitura de 1Reis 19,16b.19–21, nós somos convidados a contemplar a disponibilidade do profeta Eliseu e sua opção radical de acolher o desafio de Deus. O profeta Eliseu cortou as amarras com o passado e se entregou definitivamente à missão no projeto de Deus.

Já na Segunda Leitura de Gálatas 5,1.13-18 nos coloca diante da liberdade cristã. Na época em que viveu o Apóstolo São Paulo,  as tradições do judaísmo colocava a liberdade cristã em perigo. Hoje são outras forças que fazem isso. Mas essas forças vêm da “carne”, o contrário do Espírito. Jesus nos convida à liberdade que se revela nele mesmo: sendo livre,  ele pode dar a vida por nós.

O Evangelho de São Lucas 9, 51-62 nos provoca a viver uma caminhada interior. A mesma caminhada que Jesus faz para Jerusalém.  Caminhar com ele à cruz exige  esvaziamento completo de nós mesmos e a vivência em plenitude da vontade de Deus. É essa caminhada por dentro de nós que nos possibilita,  estar perto de Jesus, a morrer e ressuscitar com ele e de ser glorificado.

Sendo assim, seguir Jesus significa colocar-se atrás dele para seguir seus passos no discipulado missionário. O Evangelho nos apresenta Jesus caminhando com seus discípulos. E essa caminhada tem dois âmbitos: no pó da estrada e na confusão do nosso coração. O mais importante de tudo isso é a caminhada com Jesus à nossa frente como modelo e guia. Caminhamos com Jesus para sermos santos e cumprirmos nossa missão de anunciar o Evangelho a todas as criaturas.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado!

Pe Laudeni Ramos Barbosa,  CSC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *