Estimados irmãos e irmãs!
Nesta segunda semana do mês vocacional rezemos pela família com o tema: “Amor familiar, vocação e caminho de santidade”. A vocação nasce da fé, muitas vezes, na família. O segundo domingo de agosto lembramos de nossos pais vivos e falecidos. Parabéns a todos os pais, guerreiros por cuidar com amor pela família.
Na família recebemos o batismo, geralmente, quando fomos crianças. Pela família fomos educados na fé e recebemos os demais sacramentos. No batismo, o fogo simboliza o dom do Espírito Santo. O batismo tem a ver com a água.
O fogo purifica, renova e mostra dinamicidade. O batismo é o movimento na força do Espírito Santo . O batismo de sangue é o batismo na cruz de Jesus. Como se Jesus estivesse numa guerra espiritual. Pois, o batismo leva ao verdadeiro compromisso de viver radicalmente pelo Evangelho de Jesus Cristo.
A opção radical por Jesus traz divisão na família. Como no primeiro século do cristianismo. Muitos cristãos eram entregues e denunciados por familiares para as autoridades do Império Romano. Sobretudo, no período de guerra e perseguição.
No Brasil, durante a ditadura militar, muitos eram entregues por seus familiares. Muitos eram torturados e mortos. Nem toda família aceita opção radical pelo Evangelho. Mas sempre, tem alguém na família que vai causar confusão. Pais contra filhos e filhos contra os pais, como outros membros da família. Que a família reze unida em oração, no amor mútuo para não viver como gente grosseira e indiferente.
Pe Laudeni Ramos Barbosa, CSC