Mensagem para o 22º Domingo do Tempo Comum

Refletiremos na última semana do mês, a vocacional do leigo como batizado é por excelência catequista. Com isso, rezemos pelos catequistas e seus catequizandos e familiares. O testemunho fala alto: “Eu vi, o Senhor!”. Por isso, “Cristo Vive!”. Juntos em comunidade a caminho: “Somos suas testemunhas”.

Jesus compara o Reino de Deus a um banquete,  a uma ceia de comunhão (cf. Lc 14,1.7-14). Deus quer todas as pessoas sentadas à mesa que ele mesmo prepara e serve.  Em Jesus de Nazaré, Deus se fez servo para nos ensinar o caminho do serviço humilde e gratuito, como o caminho da felicidade.

Jesus foi o primeiro a praticar o que nos ensinou. Quem quiser ser o primeiro deve ser o servidor de todos. Somos chamados a acolher todas as pessoas, especialmente as mais necessitadas,  como Jesus que acolhe os pobres,  aqueles que têm defeitos físicos, que ficam do lado de fora, tidos como impuros e pecadores. Jesus torna-se companheiro dos pecadores e excluídos, senta-se à mesa, come do mesmo pão.

Como Jesus somos convidados a sentir na pele do pobre e estar com os mais pobres. Na mesa de Jesus ninguém é excluído. Nosso trabalho de catequese deve incluir os mais pobres numa ação de caridade social e espiritual. Ser uma Igreja que caminhamos juntos com todas as pastorais e ministérios, sempre ajudando as famílias e catequistas, no anúncio e na iniciação à vida cristã. Na entrega gratuita por amor, livre de interesses egoístas, dispostos a servir com alegria!

Agradecemos a Deus pelos nossos leigos atuantes em nossa Paróquia e, com eles, também agradecemos os nossos catequistas. Deus abençoe a todos.

Muito obrigado!

Pe Laudeni Ramos Barbosa, CSC