Estimados irmãos e irmãs!
Neste domingo, iniciamos o Ano Litúrgico A, sendo conduzidos pelo Evangelho de São Mateus. A coroa do Advento, feita com ramos verdes, com as quatro velas que progressivamente se acendem, com um rito apropriado, no início da celebração, retoma o costume judaico de celebrar a vinda da luz à humanidade.
O presépio é armado com as figuras bíblicas do nascimento do menino Jesus, cercado de seus pais José e Maria, os pastores e reis magos do Oriente, com seus presentes: incenso, mirra e ouro. A novena de Natal, feita em grupos de famílias, amigos e vizinhos, há anos realizada em todo o Brasil, é uma maneira de intensificar a espera e alimentar a esperança com cantos, orações, meditação da Palavra, gestos de solidariedade e compromisso com os mais pobres. A riqueza do Advento ajuda-nos a viver o verdadeiro sentido espiritual do Natal.
O tempo do Advento, nos alimentamos da Eucaristia, o sacramento da espera: “até que ele venha “. Vem Senhor Jesus Cristo! Na verdade, o Cristo já veio. Mas continua vindo. Ele vem ao nosso encontro, o acolhamos com fé e pratiquemos a caridade fraterna, enquanto aguardamos a feliz realização de seu Reino. Vigilantes na caridade, sem deixa-nos distrair do essencial, pelas ilusões deste mundo passageiro. Na expectativa da vinda do Senhor. Gritamos: “Vinde, Senhor Jesus”
Assim seja bendito aquele que vem hoje e sempre! Aquele que vem de Maria e de José. É o nosso Salvador!
Pe Laudeni Ramos Barbosa, CSC