Mensagem para o 3º Domingo do Tempo Comum

No tempo comum vemos que Jesus exerce seu ministério público na região da Galileia. O Evangelho de Mateus mostra que em Jesus se cumprem as Escrituras. A ação salvífica de Deus, prefigurada no Antigo Testamento, realiza-se,  agora, no agir de Jesus.  A mudança de Jesus para Cafarnaum era interpretada por Mateus  como a realização da profecia: “O povo que caminhava nas trevas viu uma grande luz. Sobre os que habitavam a terra da sombra brilhou uma luz” (Is 9,1).

A tábua da salvação para o povo sofrido  que vivia nas trevas e nas sombras da morte. Neste contexto soa a pregação de Jesus: “Convertei-vos, porque está próximo o Reino dos  Céus” (Mt 4, 17). Converter-se é mudar radicalmente a forma de pensar e de agir. Converter-se é passar das trevas para a luz. A conversão é processo que leva ao discipulado. Nesse Ano Vocacional: “Corações ardentes, pés a caminho”. A Igreja deseja criar a cultura vocacional entre todos os batizados.

É Jesus que passa, nos vê e nos chama: “Vem e segue-me” como ele chamou seus discípulos, cada pelo seu nome, de forma pessoal, com seu jeito de ser. Ele chama os pescadores. Agora, para ser pescadores de pessoas. Ou seja, para evangelizar. E Jesus vai junto no caminhar por toda a parte, ensinando, curando e pregando o Evangelho. A pregação de Jesus acontece na sua caminhada, junto às ovelhas, junto às casas onde fazia alguma de suas refeições, junto do povo. Sua presença, seu anúncio, trazia alegria e paz.

Pe Laudeni Ramos Barbosa, CSC