Estimados irmãos e irmãs!
Estamos em três domingos vendo e ouvindo o Evangelho do Sermão da Montanha. Vocês estão lembrados das Bem-aventuranças e de ser seguidor com sabor e iluminado, como sal e luz. Hoje continuamos ouvindo o Sermão da Montanha, no qual Jesus ensina o que está na origem do Reino de Deus. Ele não veio abolir a lei e os profetas, mas veio dar-lhes pleno cumprimento.
A Palavra de Deus nos ilumina sobre a relação entre Jesus e a lei. Sua missão não é abolir nem facilitar, mas libertar do farisaísmo, do formalismo e do fundamentalismo. Para Jesus, não basta a observância externa apenas para “ir para o céu” após a morte Jesus exige respeito e profundidade da Palavra de Deus deve atingir até o mais profundo do ser humano. É uma procura à luz do Espírito Santo que procura amorosa a vontade de Deus que ultrapassa a simples letra da lei.
Para o cristão ser justo, conforme a exigência de Jesus, não basta apenas observar preceitos, cumprir mandamentos, é necessário viver e realizar o bem proposto por Deus em sua Palavra. Como se diz “A letra mata, mas o Espírito vivifica”. Como também diz o salmo 119, a lei é uma luz, um caminho, razão de viver e se sentir interiormente como povo escolhido de Deus.
A verdadeira lei é o amor verdadeiro e a prática da justiça. Procurar a justiça verdadeira é olhar a vida com amor radical. Então, o cristão terá cumprido a lei.
Pe Laudeni Ramos Barbosa, CSC