Mensagem para o Segundo Domingo da Páscoa

A nossa Paróquia de São José do Jaguaré teve de 28 de março a 02 de abril, a visita pastoral do Cardeal dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo. Foi uma visita do pastor mais próximo da realidade pastoral e social no parâmetro da Paróquia. O pastor que se encontra com seu rebanho desde as crianças, jovens e idosos, como também, com as lideranças de pastorais e ministérios. A visita foi encerrada com a missa no domingo de Ramos.

Começamos a Semana Santa abençoada com o Tríduo Pascal na noite do Lava-pés e da Ceia do Senhor até chegar o Domingo de Páscoa. É bom lembrar da Via Sacra pelas ruas do bairro de Jaguaré. O povo não desistiu mesmo debaixo de chuva. A Via Sacra seguiu a orientação da Campanha da Fraternidade de 2023: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). Simbolicamente o povo carregava a cruz e uma pessoa segurava uma marmita. Cada parada na porta de uma casa éramos bem acolhidos. No percurso também vimos moradores de rua. Deu para sentir no coração o peso do tema da Campanha da Fraternidade.

Temos muitas coisas a fazer, mais animados para um novo jeito de se fazer pastoral para que ela seja mais missionária.  A Carta Pastoral com as Propostas do Primeiro Sínodo Arquidiocesano vai nos ajudar e muito. Estamos vivendo no contexto de cidade grande que precisa de mais comunhão, conversão e renovação missionária. Pois, “Deus habita esta Cidade. Somos suas testemunhas”

Chegamos no Segundo Domingo da Páscoa, o Domingo da Divina Misericórdia. Com Tomé e seus companheiros de comunidade, num gesto pedagógico precisamos diferenciar a prova e o sinal da ressurreição de Cristo. Somos, como Tomé, apegados a prova do quero ver e tocar nas chagas de Cristo. A fé pode nascer do lugar na família e na comunidade que é capaz de ler os sinais da presença do ressuscitado. Ele está no meio de nós e nos deixa a sua paz.

Bom domingo a todos!

Pe Laudeni Ramos Barbosa, CSC