Mensagem para o Quarto Domingo da Páscoa

O quarto domingo da Páscoa é o domingo do Bom Pastor. Como Igreja numa comunidade paroquial, vamos rezar neste “Dia Mundial de Oração pelas vocações Presbiterais e Religiosas”. Rezem por mim e pelos meus confrades da Congregação de Santa Cruz no Brasil. Rezem pelos nossos bispos, padres e também pelas mulheres Religiosas em diferentes congregações.

O bom pastor dá a vida pelas suas ovelhas porque conhece e cuida de cada uma delas. O tema do bom pastor se encontra em muitos textos bíblicos, como pode ver, no Salmo 22(23), Jeremias 23 e Ezequiel 34. Como vemos neste quarto domingo da Páscoa em João 10,1-10 que Jesus é, por excelência, o Bom Pastor.

A figura do pastor se relaciona intimamente com proteção. Ele é o responsável por proteger as ovelhas que são, em si mesmas, frágeis. Sozinhas elas não conseguem sobreviver diante das ameaças que sobrevém a elas diariamente. Em Ezequiel e em Jeremias, por exemplo, a figura do pastor é aplicada metaforicamente aos líderes que deveriam cuidar das suas ovelhas, principalmente as mais fracas e desprotegidas.

Jesus é o Bom Pastor, há nele, o cuidado, a ternura e o acolhimento de todas as ovelhas. Porém, pertencer a Jesus, o Bom Pastor, também é assumir o cuidado com todas as outras ovelhas, ou seja, o que Jesus faz pelas ovelhas, as ovelhas devem fazer umas pelas outras.

Na Igreja, há um só Pastor, Jesus Cristo. Essa figura do pastor está no sucessor dos Apóstolos, o Santo Padre, hoje o Papa Francisco. Os bispos são pastores em suas dioceses, conhecidas como Igrejas Particulares. Nelas com o auxílio de bons sacerdotes que são pastores paroquiais, juntos com lideranças leigas, que cuidam das ovelhas nas paróquias e comunidades periféricas. Ovelhas que são “Povo de Deus” em missão.

Pe Laudeni Ramos Barbosa, CSC