Estimados irmãos e irmãs!
Por estes dias, na Liturgia vamos percorrer os momentos importantes na caminhada de nossa fé. A Festa de Pentecostes, hoje, a Festa da Santíssima Trindade, depois, a Festa de Corpus Christi e a Festa do Sagrado Coração de Jesus. Tudo que fazemos invocamos a Santíssima Trindade: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
A Santíssima Trindade é bíblica, mas foi sistematizada, especialmente pelo Concílio de Niceia. Deus é Pai Misericordioso, isso é revelado no seu Filho que tanto nos ama. Nossa ação pastoral e missionária deve levar a todos os batizados a saírem para anunciar com a vida o Evangelho.
Jesus já pediu aos discípulos para dar continuidade a sua missão aqui na terra vivendo e testemunhando seu amor pelas pessoas. Acolher as pessoas para o seio da comunidade eclesial batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Dando as elas catequese. Sendo fiel a mensagem de Jesus com criatividade e iluminação do Espírito Santo. Pode-se usar os meios de comunicação para dar a Boa Notícia.
Criar mais ambiente fraterno, dialogar mais com a geração moderna, sendo fiel aos princípios evangélicos. O amor é tudo. Como diz os Santos Padres da Igreja que o amor é sempre um primado absoluto. Só ele leva para mais perto de Deus porque Deus é amor. A Santíssima Trindade é comunidade perfeita no amor entre o Pai e o Filho, entre o Filho e o Pai, entre nós com o Pai e o Filho, é que somos conduzidos pelo Espírito Santo.
Pe Laudeni Ramos Barbosa, CSC