MENSAGEM PARA O 29º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Caros irmãos e irmãs!

Neste 3º domingo de outubro é dedicado para o Dia Mundial das Missões cujo tema é: “A vida é missão” e lema bíblico: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8). Por isso, a coleta de todas as Igrejas Católicas no mundo inteiro é destinada aos missionários em “terras de missão”.

Dessa coleta 80% são destinadas para ajudar as dioceses mais pobres nos “territórios de missão” e diversos projetos de missão na África, Ásia, Oceania e América Latina. Os outros 20% são para a ação missionária no Brasil.

O evangelho deixa uma mensagem contra os planos dos fariseus de pegar Jesus em alguma armadilha. Jesus esperto separa as coisas de César e as coisas de Deus.

As coisas de César vêm da corrupção e são manchadas de sangue e de exploração. O governo de César é projeto de morte. As coisas de Deus visam à vida e à liberdade. Cristo nos liberta para sermos livres da escravidão do pecado e da morte.

Estamos atravessando há 8 meses uma pandemia com uma política à moda de César. O aumento da pobreza e a volta da fome. As eleições municipais se aproximam e temos que pensar na política do bem comum. Como diz o papa Francisco: “A boa política está a serviço da vida!”.

De a César o que é dele por direito. Ninguém use o nome de Deus para manipular o povo e tirar proveito da situação.

Deus salve o Brasil.

Grande abraço a todos!