Caros irmãos e irmãs!
Nesta última semana do mês Missionário: “A vida é missão” que se realiza no amor. O amor que leva a prontidão: “Eis-me aqui, envia-me” (Isaías 6, 8).
No evangelho de Mateus 22, 34-40, Jesus ao ser questionado por fariseus e saduceus: “Qual é o maior mandamento da Lei de Deus?” Ele responde resumindo em dois pontos essenciais: “Amar a Deus e ao próximo”.
Não de qualquer jeito. De todo o coração e com sinceridade. O amor verdadeiro não comporta discursos e teorias. Se o amor não é verdadeiro, é falso.
Na 1ª carta de São João diz: “Se alguém afirmar: ‘Eu amo a Deus’, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê” ( cf. 4, 20).
Madre Teresa de Calcutá dizia que a vida é uma aventura de amor. Nossa missão na vida é dizer sim ao amor concreto pelo próximo.
O amor deve ser materializado. Não faça aos outros o que não queres que lhe façam. Amemos uns aos outros se quisermos saber algo sobre Deus.
Dante Alighieri diz na Divina Comédia: “É o amor que move o Sol e as estrelas”. Só o amor leva à eternidade. Como se diz: “Deus é amor!” (1ª carta de João 4, 8).
Abraços a todos no amor fraterno!
Pe Laudeny de Piquerobi, CSC