Estimados irmãos e irmãs!
Estamos falando muito de uma Igreja em saída missionária. O caminhar juntos vai exigir de todos participarem no processo de escuta e de diálogo. À luz do Espírito Santo sentir Jesus bom pastor que olha o povo com amor e compaixão. O povo muitas vezes está longe da comunidade eclesial.
Essa missão é muito grande e exigirá de todos nós sair da zona de conforto e por os pés na periferia. O povo simbolicamente é como ovelha sem pastor. Isso incomoda e mexe com a sensibilidade de Jesus. Primeira coisa a fazer é pedir ao Senhor que envie missionários para a grande missão. Precisamos rezar antes de sair. Os missionários são poucos e a missão é um grande desafio.
O bom pastor nos chama, nos acolhe e nos envia, com algumas orientações. Tenha desapego de si mesmo e muita simplicidade. Coma o que tiver na mesa. Não escolha o lugar que você mais gosta. Pois, o povo vive em lugares que não gostaria de viver. É preciso priorizar a missão: ir primeiro aos lugares mais necessitados, onde as pessoas estão precisando mais.
Há coisas que são urgentes e outras que pode esperar mais. O amor e a caridade fraterna não pode tardar. Que o testemunho missionário fale por si. Cada palavra, cada gesto, cada ações mostrem que o Reino de Deus está perto. Sejamos uma Igreja viva capaz de se sensibilizar e de compadecer do sofrimento alheio e das necessidades do nosso povo. Alegrai-vos sempre no Senhor! Maria primeira cristã nos acompanhe. Assim seja feita a vontade de Deus.
Pe Laudeni Ramos Barbosa, CSC