ANO DA FAMÍLIA - AMORIS LAETITIA

O Ano “Família Amoris laetitia” começa justamente no aniversário de 5 anos da exortação, ou seja, no 19 de março de 2021, de festa de São José, com encerramento marcado para junho de 2022:

Amoris laetitia, família é luz na escuridão do mundo

AMOR FECUNDO: A DIMENSÃO GRATUITA DO AMOR

O “para sempre” e a beleza do amor

Mensagem do Papa Francisco

A vocação da Família

REZAR O ROSÁRIO JUNTOS: UMA PROPOSTA OUSADA!

PARA QUE O FUTURO SEJA BOM, AS FAMÍLIAS PRECISAM SER CUIDADAS

A INFLUÊNCIA DA PANDEMIA NA FAMÍLIA: POR UM CUIDADO PASTORAL NO ESTILO DE COMUNHÃO FAMILIAR

A família à luz da palavra de Deus

Subsídio n.2

Amoris Laetitia Caminhemos Juntos 25.03.2021.

«Avancemos, famílias; continuemos a caminhar! Aquilo que nos promete é sempre mais. Não percamos a esperança por causa dos nossos limites, mas também não renunciemos a procurar a plenitude de amor e comunhão que nos foi prometida.» AL 325

O AMOR NA FAMÍLIA: VOCAÇÃO E CAMINHO DA SANTIDADE

AS PRIMEIRAS INICIATIVAS DAS IGREJAS LOCAIS SOBRE O ANO “FAMÍLIA AMORIS LAETITIA”

Amoris Laetitia: carta de amor que o Papa escreveu para as famílias

Veja o secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, pe. Alexandre Awi Mello, sobre o Ano Família Amoris Laetitia e as iniciativas promovidas pelo organismo vaticano em prol das famílias.

Cinco anos após a publicação da Exortação Apostólica, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, em colaboração com o Dicastério para a Comunicação, lança uma iniciativa para acompanhar o Ano da Família: dez famílias de várias partes do mundo oferecem seus testemunhos em vídeo confrontando-se com o documento do Papa. O cardeal Farrell: é um convite para compreender hoje os desafios e as bênçãos da vida familiar.

20 frases da "A Alegria do Amor”

Uma carta do Papa ao mundo: a alegria do amor

Exortação Apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia, sobre o amor na família: Um documento que levou dois anos para ser redigido e que começou ouvindo os fiéis no mundo inteiro. Depois, o primeiro encontro dos bispos em Roma que debateu a voz do povo. O Papa escutou esta voz e formulou a sua primeira resposta. O amor e a família são para Francisco uma vocação de alegria. A alegria do amor oferece esperança e coragem. O Papa também sabe das dificuldades e quer dizer que a Igreja está próxima de todas as pessoas, não pode excluir ninguém , pronta a oferecer cura e esperança. Francisco dá destaque à compreensão e à compaixão e, não poderia ser diferente: à misericórdia. Francisco viu o sofrimento das pessoas, conhece os desafios e as dificuldades que as famílias devem enfrentar: falta de trabalho, violência, drogas, migrações… é uma longa lista. Mas ainda mais longa é a lista de coisas boas, positivas, em ajuda as famílias, que o Papa Francisco escreve. Virtudes como a paciência, a generosidade e a esperança. A fidelidade, o perdão e a força da espiritualidade diante das adversidades. A alegria do amor retrata a rica e profunda realidade da experiência cotidiana das famílias Oferecendo a elas ideias para enfrentar os momentos de dificuldades, acompanhando os cônjuges com empatia quando não conseguem seguir adiante juntos. 

O Papa diz sim à educação sexual em uma época em que a sexualidade é banalizada. Francisco dirige um pensamento particular aos sacerdotes e a todos que atuam junto às famílias, recordando a estes que cada situação é única, e que eles devem escutar não somente com os ouvidos, mas com o coração. Nas situações difíceis ou irregulares os ministros da igreja devem saber discernir, acompanhar e integrar, não condenar, e sim ajudar a todos para que participem da vida da Igreja. A luz de Deus resplandece sempre além das trevas, a sua tenra misericórdia é para todos!

A Alegria do Amor #1 - O que é?

Padre Rafael Solano traz reflexões sobre a Exortação Apostólica do Papa Francisco ‘Amoris Laetitia’ – A Alegria do Amor. Para não perder nada e compreender assista, curta e compartilhe!

A Alegria do Amor #2 - Introdução

Padre Rafael Solano traz reflexões sobre a Exortação Apostólica do Papa Francisco ‘Amoris Laetitia’ – A Alegria do Amor. Para não perder nada e compreender assista, curta e compartilhe!!

A Alegria do Amor #3 - A Luz da Palavra

Padre Rafael Solano traz reflexões sobre a Exortação Apostólica do Papa Francisco ‘Amoris Laetitia’ – A Alegria do Amor. Primeiro capítulo do livro: A Luz da Palavra. O amor dentro da família, a palavra do Senhor iluminando a alegria do amor. Para não perder nada e compreender assista, curta e compartilhe!!

A Alegria do Amor #4 - Os desafios das famílias

Padre Rafael Solano traz reflexões sobre a Exortação Apostólica do Papa Francisco ‘Amoris Laetitia’ – A Alegria do Amor. Segundo capítulo do livro: Os Desafios da Família. As dificuldades da família no século XXI: a individualidade, as migrações, entre outras. Para não perder nada e compreender assista, curta e compartilhe!!

A Alegria do Amor #6 - Perspectivas Pastorais

Padre Rafael Solano traz reflexões sobre a Exortação Apostólica do Papa Francisco ‘Amoris Laetitia’ – A Alegria do Amor. Sexto capítulo do livro: Perspectivas Pastorais. Uma mensagem para os seminaristas, presbíteros e bispos, falando dos desafios pastorais. A preparação para o matrimônio. E mais. Para não perder nada e compreender assista, curta e compartilhe!!

A Alegria do Amor #7 - A educação dos filhos

Padre Rafael Solano traz reflexões sobre a Exortação Apostólica do Papa Francisco ‘Amoris Laetitia’ – A Alegria do Amor. Para não perder nada e compreender assista, curta e compartilhe!!

A Alegria do Amor #8 - Acompanhar, Discernir e Integrar a Fragilidade

Padre Rafael Solano traz reflexões sobre a Exortação Apostólica do Papa Francisco ‘Amoris Laetitia’ – A Alegria do Amor. Para não perder nada e compreender assista, curta e compartilhe!!

A Alegria do Amor #9 - Espiritualidade Conjugal e Familiar

Padre Rafael Solano traz reflexões sobre a Exortação Apostólica do Papa Francisco ‘Amoris Laetitia’ – A Alegria do Amor. Para não perder nada e compreender assista, curta e compartilhe!!