As primeiras iniciativas das Igrejas locais sobre o Ano “Família Amoris Laetitia”

Eventos acadêmicos e pastorais nos Estados Unidos, Chile e Guatemala

Desde que o Santo Padre, através de uma mensagem, abriu o ano “Família Amoris Laetitia”, muitos eventos já estão sendo preparados para aprofundar a exortação apostólica que celebrou seu quinto aniversário no passado dia 19 de março.

A Profa. Gabriella Gambino, subsecretária para a Família e a Vida, participou em várias conferências acadêmicas e pastorais nas últimas semanas para levar o encorajamento da Santa Sé para que este ano não seja apenas um momento de festa, mas acima de tudo um oportunidade de refletir e renovar a pastoral familiar nas paróquias, dioceses e conferências episcopais. Assim, em uma mensagem de vídeo aos agentes das Equipes de Pastoral Familiar da Conferência Episcopal e às famílias da Guatemala, a subsecretária sublinhou que o Papa Francisco com a Exortação quer em primeiro lugar que “as famílias cristãs sejam ajudadas a valorizar os dons do sacramento do matrimônio e da família, e para sustentar um amor forte e cheio de valores;em segundo lugar, encoraja a todos nós, especialmente os que se dedicam à pastoral familiar, onde as próprias famílias são chamadas a ser protagonistas, a ser sinais de misericórdia e de proximidade onde a vida familiar não se realiza com perfeição ou não se desenvolve com paz e alegria”.

Com palavras semelhantes, ela também interveio no lançamento das atividades que acontecerão na região sudeste dos Estados Unidos e também na conferência “Sim à Vida” da Pontifícia Universidade Católica do Chile sobre o cuidado perinatal.

Fonte: http://www.laityfamilylife.va/content/laityfamilylife/pt/news/amorislaetitia/as-primeiras-iniciativas-das-igrejas-locais-sobre-o-ano-familia-.html