O Papa recorda na videomensagem que “o encontro terá uma modalidade multicêntrica e disseminada, favorecendo a participação das comunidades diocesanas do mundo inteiro”.
Mariângela Jaguraba – Vatican News
Numa videomensagem, divulgada nesta sexta-feira (02/07), o Papa Francisco recorda a modalidade extraordinária do X Encontro Mundial das Famílias que se realizará em Roma, de 22 a 26 de junho de 2022. O tema desse grande evento é O amor em família: vocação e caminho de santidade.Ouça e compartilhe
“Após o adiamento de um ano, por causa da pandemia, o desejo de nos revermos é grande”, ressalta o Pontífice na mensagem de vídeo, destacando que “nos encontros anteriores, a maior parte das famílias ficava em casa e o encontro era visto como uma realidade distante, no máximo acompanhada pela televisão, ou desconhecida para maioria das famílias”. Segundo o Papa, desta vez o encontro se “realizará com uma fórmula inédita: será uma oportunidade da Providência para proporcionar um evento mundial capaz de envolver todas as famílias que quiserem sentir-se parte da comunidade eclesial”.
O encontro terá uma modalidade multicêntrica e disseminada, favorecendo a participação das comunidades diocesanas do mundo inteiro. Roma será a sede principal, com alguns delegados da Pastoral familiar que participarão do Festival das Famílias, do Congresso Pastoral e da Santa Missa, que serão transmitidos ao mundo inteiro.LEIA TAMBÉM22/04/2021
Oração Oficial do X Encontro Mundial das Famílias
Francisco sublinha que nos dias do Encontro Mundial das Famílias, “cada diocese poderá ser o centro de um Encontro local para as suas famílias e comunidades. Desta forma, todos poderão participar, até mesmo aqueles que não puderem vir a Roma.”
Na medida do possível, convido as comunidades diocesanas a organizar iniciativas a partir do tema do encontro, utilizando os símbolos que a Diocese de Roma está preparando. Peço que sejam dinâmicos, ativos e criativos, para se organizarem com as famílias, em sintonia com o que acontecerá em Roma.
Segundo Francisco, “trata-se de uma ocasião valiosa para nos dedicarmos com entusiasmo à pastoral familiar: esposos, famílias e pastores, todos juntos”.
“Portanto, coragem, queridos pastores e queridas famílias, ajudem-se mutuamente para organizar encontros nas dioceses e paróquias de todos os continentes”, conclui o Papa, desejando um “bom caminho rumo ao próximo Encontro Mundial das Famílias”.
O amor na família: vocação e caminho de santidade
Pai Santo,
estamos aqui diante de Ti
para louvar-Te e agradecer-Te
pelo grande dom da família.
Nós Te pedimos pelas famílias
consagradas no sacramento do matrimônio,
para que possam redescobrir
todos os dias a graça recebida
e, como pequenas Igrejas domésticas,
saibam testemunhar a Tua Presença
e o amor com o qual Cristo ama a Igreja.
Nós Te pedimos pelas famílias
que passam por dificuldades e sofrimentos,
doença ou por problemas que só Tu conheces:
que Tu as sustentes e as tornes conscientes
do caminho de santificação ao qual as chamas,
para que possam experimentar a Tua infinita misericórdia
e encontrar novos caminhos para crescer no amor.
Nós Te pedimos pelas crianças e jovens,
para que possam encontrar-Te
e responder com alegria à vocação que planejaste para eles;
por seus pais e avós,
para que sejam conscientes
de serem sinal da paternidade e maternidade de Deus
no cuidado dos filhos que, na carne e no espírito,
Tu confias a eles;
pela experiência de fraternidade
que a família pode dar ao mundo.
Senhor, concede que cada família
possa viver a própria vocação à santidade na Igreja
como um chamado para ser protagonista da evangelização,
a serviço da vida e da paz,
em comunhão com os sacerdotes e em cada estado de vida.
Abençoa o Encontro Mundial das Famílias.
Amém.
Fonte.: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-07/papa-francisco-videomensagem-encontro-mundial-familias-roma.html?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=NewsletterVN-PT