Estimados irmãos e irmãs!
Estamos entrando na última semana do Mês da Bíblia. No próximo dia 30 de setembro, a Igreja celebra em Memória de São Jerônimo. Erudito, grande estudioso das Sagradas Escrituras, São Jerônimo foi conselheiro espiritual, monge e secretário do Papa Dâmaso. Ele traduziu a Bíblia da língua hebraica para o latim no ano 384. Nesse tempo, viveu em Belém, cidade em que nasceu Jesus.
A Vulgata palavra que significa “versão comum” foi por vários séculos o texto oficial da Igreja. Em 1546, o Concílio de Trento determinou que ela fosse o texto-base para as liturgias.
Hoje com a técnica moderna temos diretamente do original muitas traduções para diversas línguas. A Bíblia chegou mais acessível nas mãos do povo de Deus.
A Bíblia é um conjunto de 73 livros que é a Palavra de Deus. Ela chegou a ser hoje o livro mais lido e conhecido no mundo. É Deus vivo que se faz presente com a sua Palavra em povos e culturas. Palavra vem do Espírito Santo que não se deixa aprisionar. Porque Deus com seu Espírito sopra e atua onde quer. Ninguém pode privatizar o uso da Palavra de Deus somente como a verdade de seu grupo religioso. Que todos possam anunciar a Palavra de Deus sem fanatismo religioso.
A Palavra de Deus é para libertar, salvar e curar os corações amargurados e feridos como uma Boa Notícia. Que traz a alegria de viver a fé, na esperança e na caridade fraterna. Somos um só povo de Deus em Cristo que nos uniu.
Assim seja para sempre. Amém!
Pe Laudeni Ramos Barbosa, CSC