Estimados irmãos e irmãs!
Estamos entrando na segunda semana do Tempo do Advento. “Consolai” é o convite que o profeta Isaías recebe do Senhor. Esse convite se estende para a nossa Comunidade Paroquial que celebra o Advento.
Temos muitas pessoas rezando a Novena de Natal em família: “Deus vem ao nosso encontro”. As mulheres do crochê com seus belos enfeites natalinos. Quem entra na Igreja logo percebe. O presépio, as velas, as colunas discretamente iluminadas e a árvore de Natal criam o clima para o espírito de Natal. A capela para a oração pessoal, a celebração da liturgia e o convite para uma boa confissão de preparação para o Natal.
Muitos viajam, a maior parte para visitarem amigos e familiares, porém, como cristãos não podemos transformar o Natal sem a presença de Deus. O Advento nos faz lembrar da necessidade de preparação com oração e vigilância.
Estamos ainda numa pandemia que não sabemos quando vai terminar. Mas a nossa consolação se transforma em esperança com a maioria das pessoas vacinadas com a segunda ou terceira dose. Dá um pouco de alívio e consolo após o alto índice de contágio de covid-19 e de mais de 650 mil mortos.
Com tal, esperança, a Igreja inspirada no Espírito Santo nos conduz e anima para o Sínodo dos Bispos: por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão. O sonho de uma Igreja mais inclusiva, mais presente na vida das pessoas, que ouve e dialogue com todos. Vamos caminhando com os companheiros de viagem.
Um fraterno abraço!
Pe Laudeni Ramos Barbosa, CSC