Estimados irmãos e irmãs!
Neste domingo celebramos a Solenidade de São Pedro e de São Paulo. Dois santos “que plantaram a Igreja e regaram com próprio sangue”. É também o dia do Papa, bispo de Roma e sucessor de Pedro. Rezemos pelo Papa Francisco. É para nós cristãos católicos uma honra celebrar o dia do Senhor com esta Solenidade dos apóstolos-colunas que nos une ainda mais em torno de Cristo, com sua Igreja em missão.
E, como Igreja, nós temos, na atualidade, dois desafios a enfrentar. O primeiro é que o nosso povo batizado conhece pouco a fé cristã, inclusive boa parte que pisa na Igreja. O segundo é que os que participam se contentam com a Missa de vez em quando e não se sentem responsáveis pela evangelização dos outros. É urgente uma nova evangelização!
A Igreja quer caminhar juntos no diálogo e na participação de levar o povo católico a ser um povo de discípulos missionários. Como bons discípulos do Senhor, cada um deve conhecer melhor a fé cristã, a beleza da Liturgia e da meditação orante da Palavra de Deus. Viver e professar a fé com sinceridade de coração a fé cristã. Sendo assim, os missionários do Senhor, com graça do Espírito, agem como fermento na massa, sal que dar sabor do Evangelho e luz na vida das pessoas.
Celebrar a Solenidade de São Pedro e de São Paulo significa reforçar a nossa caminhada de formação e compromisso como discípulos missionários. Os apóstolos Pedro e Paulo são exemplos, modelos de compromisso com o Senhor e com a missão evangelizadora. Olhemos para eles, com desejo de ser Igreja em comunhão, participação e missão nesta cidade imensa como São Paulo ou por onde pisamos os pés da Igreja que dela participo e vivo a fé.
Pe Laudeni Ramos Barbosa, CSC