Solenidade de São Pedro e de São Paulo

Neste domingo celebramos a Solenidade de São Pedro e de São Paulo. Dois santos “que plantaram a Igreja e regaram com próprio sangue”. É também o dia do Papa,  bispo de Roma  e sucessor de Pedro. Rezemos pelo Papa Francisco. É para nós cristãos católicos uma honra celebrar o dia do Senhor com esta Solenidade dos apóstolos-colunas que nos une ainda mais em torno de Cristo, com sua Igreja em missão.

E, como Igreja,  nós temos,  na atualidade,  dois desafios a enfrentar.  O primeiro é que o nosso povo batizado conhece pouco a fé cristã,  inclusive boa parte que pisa na Igreja. O segundo é que os que participam se contentam com a Missa de vez em quando e não se sentem responsáveis pela evangelização dos outros. É urgente uma nova evangelização!

A Igreja quer caminhar juntos no diálogo e na participação de levar o povo católico a ser um povo de discípulos missionários.  Como bons discípulos do Senhor,  cada um deve conhecer melhor a fé cristã,  a beleza da Liturgia e da meditação orante da Palavra de Deus. Viver e professar a fé com sinceridade de coração a fé cristã. Sendo assim, os missionários do Senhor,  com  graça do Espírito, agem como fermento na massa, sal que dar sabor do Evangelho e luz na vida das pessoas.

Celebrar a Solenidade de São Pedro e de São Paulo  significa reforçar a nossa caminhada de formação e compromisso como discípulos missionários. Os apóstolos Pedro e Paulo são exemplos,  modelos de compromisso com o Senhor e com a missão evangelizadora. Olhemos para eles, com desejo de ser Igreja em comunhão, participação e missão nesta cidade imensa como São Paulo ou por  onde pisamos os pés da Igreja que dela participo e vivo a fé.

Pe Laudeni Ramos Barbosa,  CSC