Estimados irmãos e irmãs!
O Pai-Nosso é uma oração que Jesus ensinou aos seus discípulos (cf. Lc 11,1-13). Os discípulos sentem a necessidade de orar com Jesus. Orar é falar com Deus em silêncio fazendo-se parte de comunidade de fé e de ação concreta de amor a Deus e ao próximo.
O Deus de Jesus é nosso Pai que está no céu e na terra, para que juntos tenhamos o pão nosso de cada dia, fruto do trabalho e da partilha, em comunhão e unidade com a Igreja, celebrando a Santa Eucaristia.
O problema da necessidade da oração, por parte dos cristãos, é “problema de amor”. Uma pessoa ora quando e porque ama. Deixa de fazê-lo quando seu coração esfria e foge dele. O puro intelectualismo não converte a pessoa em verdadeiro orante.
Uma pessoa pode sentir urgentemente a necessidade de vivenciar com mais afinco a vida espiritual. É preciso sentir Deus numa oração silenciosa, de escuta e de deixar entregar-se na docilidade do Espírito Santo. A oração faz a pessoa mergulhar sua alma em Deus e nele vai deixando tudo o que lhe falta, como esposa preparada para suas núpcias com o Rei.
Quem ora, tem fé, insiste em ficar em oração, agradece e louva o nome do Senhor.
Amém!
Pe Laudeni Ramos Barbosa, CSC