Rua Batolomeu de Ribeira, 33 Jaguaré
05330-010 São Paulo SP

011-3768-2781

E-mail.: paroquiasaojosejaguare@gmail.com

Mensagem para o 26º Domingo do Tempo Comum

Estimados irmãos e irmãs!

Este último domingo do Mês da Bíblia, a Igreja no Brasil,  considera o Dia Nacional da Bíblia em homenagem a São Jerônimo, grande estudioso da Palavra de Deus,  cuja memória se celebra no dia 30. A Palavra de Deus é a animação bíblica de todas as pastorais.

O profeta Amós 6, 1.4-7 descreve a situação do povo no seu tempo: na Samaria, alguns de seus habitantes enriquecem à custa de outros, que permanecem pobres. O profeta denuncia o luxo e a riqueza de alguns. Tocam harpas como Davi para divertir. O culto não para louvar a Deus,  mas para celebrar a própria riqueza.

Ninguém se interessa pela ruína de José símbolo da calamidade social e dos pobres de Israel. O juízo divino cairá como um balde de água fria sobre as ilusões  deste mundo passageiro, que pensa sua segurança no dinheiro.

O rico na parábola do Evangelho de Lucas 16,19-31 é extremamente egoísta,  pensa nele mesmo e coloca sua segurança nos seus bens. Ele nem percebe o pobre Lázaro que vive à porta de sua casa à espera de comida.   Porque chegou ao estado máximo de insensibilidade para com a fome do outro. O rico come bem, faz festas esplêndidas diariamente. Além disso,  Lázaro é doente,  tem feridas que cobrem  seu corpo.

A morte iguala os dois: rico e pobre. Mas os destinos são diversos: Lázaro vai para junto de Abraão e o rico para um lugar de tormentos. O rico para Deus não tem nome, enquanto o pobre é digno de um nome: Lázaro, que significa Deus ajuda. Não podemos afastar dos pobres porque deles é o Reino dos Céus.

Grande abraço!

Pe Laudeni Ramos Barbosa, CSC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *