Mensagem para o 27º Domingo do Tempo Comum

Este mês de outubro,  a nossa reflexão é sobre o tema: “A Igreja é Missão” e o lema biblico de Atos 1,8: “Sereis minhas testemunhas”. Este é o chamado de Jesus a todos os cristãos.  Como cristão a nossa essência de batizado é ser missionário. Pois, como Igreja nossa identidade é evangelizar.

Temos na caminhada missionária com Maria, construir uma Igreja missionária. Maria nos ajuda à escuta da Palavra de Deus, deixar-nos conduzir pelo Espírito Santo até os confins do mundo. Os confins de nossas periferias existenciais. O testemunho coerente e alegre de estar mais perto dos pobres,  dos desvalidos e dos necessitados.

A Igreja no Brasil está presente em diferentes porções do Povo de Deus. Existem dioceses pobres, área geográfica imensa e poucos recursos humanos e financeiros. A Igreja em saída conta com a presença de muitos missionários, especialmente das mulheres. Essas mulheres são figuras de tantas Marias.

Como discípulos missionários do Senhor queremos escutar e anunciar sua Palavra e celebrar seu memorial, na espera de sua vinda. É domingo de Primeiro turno das eleições para presidente e governadores no Brasil. Não deixamos de votar como também de não ir à Igreja.

Pois, o Evangelho deste domingo tirado de Lucas 17, 5-10 termina a segunda etapa do caminho de Jesus para Jerusalém. A caminhada com Jesus para Jerusalém é uma subida na esperança de chegar a Cidade Santa. Nossa esperança de um Brasil mais justo para todos com líderes responsáveis e sensíveis a realidade do povo brasileiro.

Pe Laudeni Ramos Barbosa, CSC