Solenidade da Epifania do Senhor

A festa da Epifania é a grande convocação de Deus faz, a fim de que todas as nações e raças encontrem forças para tornar humano e fraterno o nosso mundo. Em Jesus, a salvação é oferecida a todos os povos. Deus se manifesta em diferentes culturas e povos.

Como é bonito ver Deus se manifestar em diferentes idiomas, cores cantos. Epifania é uma grande festa missionária. Faz-nos sentir caminhando na fé, numa Igreja sinodal, junto com toda a  humanidade que enfrenta os dissabores da caminhada. A fé não é um assunto particular, mas leva à comunicação e à vivência comunitária na busca contínua de um sentido para a vida e  suas contradições.

Os magos partiram do Oriente à Belém para ver e homenagear o menino Jesus. A estrela os conduzia, motivo de imensa alegria! Entraram em casa e viram o menino Jesus com a mãe Maria. Prostados diante do  menino Jesus ofereceram-lhe: ouro, incenso e mirra, reconhecendo sua dignidade como rei, Filho de Deus e ser humano. Avisados para não retornarem a Jerusalém, voltaram para o Oriente por outro caminho, impedindo os planos de Herodes. Deus sempre indica um caminho alternativo, um caminho que não passa pelo conhecimento dos grandes, mas pelo discernimento dos pequenos e fracos, o caminho que nos leva ao menino Jesus em Belém.

Pe Laudeni Ramos Barbosa, CSC